Você está em:

Redes de água do DMAE passam por videomonitoramento

Videomonitoramento irá acompanhar os reflexos da utilização de novos produtos para tratamento da água, aplicados na ETA V

 

Representantes da empresa Aguatop, recentemente contratada pelo DMAE para a  aplicação de novos produtos para tratamento da água na Estação de Tratamento  ETA V, retornam à cidade na próxima quinta, 27, para realização de videomonitoramento na canalização de distribuição de água do DMAE.

A ação acontece na rede que liga a ETA V ao Reservatório Cidade, localizado no bairro Maria Imaculada. Em função das atividades, necessárias para verificação do nível de incrustação dentro da tubulação, poderá ocorrer eventualmente algum desabastecimento, de forma rápida e pontual e talvez  traços de turbidez na água, apenas nesta quinta. Os bairros que recebem a água do Reservatório Cidade estão localizados na região oeste de Poços de Caldas.

“O DMAE irá tomar todas as providências para que esses problemas não ocorram. O reservatório ficará com total capacidade para abastecer normalmente os bairros. A microfilmagem vai acontecer apenas em um trecho anterior ao reservatório e a expectativa é de que não haja nenhum dano ao abastecimento”, informa o diretor do DMAE, Paulo César Silva.

O videomonitoramento irá iniciar às 5h da manhã e tem por objetivo verificar o grau de incrustração das redes de água. Hoje, o produto Econox, à base de ortopolifosfato, já está sendo aplicao na ETA V. Uma de suas ações esperadas, além de resolver o problema da turbidez na água, causada principalmente pelo ferro e manganês é auxiliar na desiscrustação das redes.

Além do Econox, o DMAE irá implantar ainda a aplicação do Proxxis, produto fornecido pela mesma empresa, que é específico e mais eficiente para a desincrustação dos encanamentos. “O videomonitoramento é importante para que nossos técnicos tenham um diagnóstico das redes de água e o nível de incrustação, que será medido agora  e depois da aplicação do Proxxis. A meta final é sempre oferecer um tratamento de água cada vez melhor para a população”, destaca o diretor.

Com a aplicação do segundo produto no tratamento de água na ETA V, espera-se uma redução desse bloqueio na canalização, tornando as redes mais eficientes. Com isso, a água  irá chegar com maior volume na casa dos consumidores.

Tratamento

O tratamento de água é um processo complexo que envolve diversas etapas e tecnologias para garantir que a água fornecida à população seja segura e de qualidade.

Hoje, o DMAE utiliza diversos produtos para remover  contaminantes, desinfetar a água e assegurar que ela atenda aos padrões de potabilidade. São utilizados os produtos sulfato de alumínio, hidróxido de cálcio, cloro gás e, ao final do processo, existe a aplicação de flúor. Os novos produtos, Econox e Proxxis, irão auxiliar o processo, trazendo novos benefícios.

O tratamento adequado da água assegura que ela esteja livre de impurezas, bactérias e substâncias químicas indesejadas, garantindo a conformidade com as normas de segurança e qualidade. O DMAE possui laboratório próprio que realiza análise da água das estações de tratamento, monitorando todos os processos.

 

 

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Av. Mansur Frayha - 1677, Bortolan, Poços de Caldas - 37704-722

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.