Rei Momo já está com a chave da cidade e comanda a folia até terça-feira

Carnaval de Poços será dedicado a Sérgio Alvisi, o Lira

Está aberta a folia! Como manda a tradição, o prefeito Sérgio Azevedo fez a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo, Marquinho Oliveira, na escadaria da Prefeitura, no início da noite desta sexta-feira (9). O evento, que marca a abertura oficial do Carnaval em Poços de Caldas, é tradicionalmente comandado pela Charanga dos Artistas, ao som da Banda do Miguelzinho. Logo após a entrega da chave, a Charanga seguiu em cordão até o Parque José Affonso Junqueira. Na programação, Dj Chocolate e o pagode do grupo Daquele Jeito. O prefeito Sérgio Azevedo anunciou que o Carnaval 2024 será dedicado a Sérgio Alvisi, o Lira.

A cerimônia de entrega da chave ocorre anualmente, na sexta-feira que precede o sábado de carnaval. Agora, o Rei Momo é simbolicamente o monarca do carnaval de Poços de Caldas, com o dever de presidir as festividades carnavalescas, participar das atrações da programação, recepcionar os visitantes e, principalmente, promover a alegria entre os foliões.

O Rei Momo Marquinho Oliveira é a autoridade máxima do Carnaval poços-caldense pela 11ª vez. “É com muita alegria e muita honra que chego ao meu 11º reinado, com vontade e disposição para fazer um Carnaval com muita paz, alegria e folia. Junto com a Charanga dos Artistas e Prefeitura, vamos fazer um belo Carnaval para os moradores e turistas que visitam a nossa cidade durante esse período”, destaca ele, que já carregou a coroa nos anos de 2007, 2009, 2010, 2012, 2013, 2014, 2018, 2019, 2020, 2023 e, agora, dá início a mais um reinado de Momo.

O prefeito Sérgio Azevedo ressalta que a programação foi pensada com muito carinho, nos moldes do Carnaval para toda a família e a estrutura montada de forma a garantir a segurança e o conforto dos artistas e foliões. Ele também destaca o trabalho conjunto desenvolvido entre a Prefeitura e as forças de segurança para garantir um Carnaval seguro e tranquilo na cidade.

O prefeito também prestou homenagem a Sérgio Alvisi, o Lira, em reconhecimento a sua importância para a música e cultura locais. Lira, como era carinhosamente conhecido, faleceu em dezembro do ano passado, aos 90 anos. No comando de sua banda, animou o Carnaval de Poços por muito anos.

“Damos boas-vindas aos turistas que escolheram Poços de Caldas para curtir o Carnaval e chamamos toda a comunidade para participar da extensa programação, com atrações tradicionais como o Banho à Fantasia, Banda do Lira e Charanga dos Artistas. Será uma festa muito bonita, de paz e alegria”, celebra o prefeito.

O secretário de Turismo de Poços de Caldas, Israel Pereira, expressou otimismo em relação ao evento deste ano, antecipando um aumento no número de turistas e um impacto significativo na economia local. “A nossa expectativa é superar os números de turistas, comparado ao ano de 2023, mantendo Poços de Caldas em destaque”, afirma.

A programação do Carnaval 2024 inclui mais de 40 shows, nas praças Dom Pedro II (Praça dos Macacos) e Pedro Sanches, no Parque José Affonso Junqueira, na arena do Ginásio Moleque César, na Cascatinha e programação especial para crianças na Praça dos Imigrantes (Xadrez Gigante), além do tradicionalíssimo Banho à Fantasia, nas piscinas no Country Club.

Momo
Uma das figuras mais emblemáticas do Carnaval, o Rei Momo é o símbolo da irreverência na folia. A origem do nome da majestade da festa remonta à mitologia grega, à deusa Momo, personificação da ironia. Desde o século XVI, encontram-se referências ao Rei Momo em celebrações na Espanha. Ele aparece também como rei da folia em diversas tradições nos séculos seguintes. A primeira personificação do Rei Momo no Brasil é de 1910, em uma opereta de Benjamin de Oliveira.

Mas foi somente na década de 1930, que o Rei Momo despontou como a figura carnavalesca que conhecemos na atualidade. Em 1933, um grupo de jornalistas do periódico A Noite, do Rio de Janeiro, criou um boneco de papelão para desfilar pela então capital da República e, ao fim, ser coroado em um trono e liderar a folia. No ano seguinte, a equipe decidiu substituir o boneco de papelão por uma pessoa real: o cronista Francisco de Moraes Cardoso. Seu reinado momesco durou até sua morte, em 1948. A tradição do Rei Momo se solidificou no Rio de Janeiro e se espalhou para outras cidades do Brasil, como Poços de Caldas.

Confira a programação completa do Carnaval 2024: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/carnaval-2024-turismo-divulga-programacao/.