SAD/ Melhor em Casa realiza segunda reunião do “Cuidando do Cuidador” do ano

Na última terça-feira (18), foi realizada pelo Programa SAD / Melhor em Casa a segunda reunião do “Cuidando do Cuidador” do ano e o tema abordado foi a Cuidando da postura do cuidador (ergonomia).

O “Cuidando do Cuidador” tem como objetivo a atenção aos familiares que cuidam dos pacientes assistidos pela equipe, em domicílio. O intuito, nesta reunião, foi chamar atenção para a necessidade de cuidar da saúde funcional do cuidador ou familiar e despertar a narrativa e troca de experiências entre os participantes.

Também foram realizadas rodas de conversa entre os cuidadores, promovendo um espaço de acolhimento e troca de experiências.

O responsável técnico do Melhor em Casa, Tarcísio Aquino destacou que a reunião trouxe à tona a importância do cuidado com o cuidador. “Este momento trouxe à tona que para um familiar ou cuidador formal poder cuidar do paciente, é preciso que este se encontre com sua funcionalidade também preservada, ou seja, que adote posturas corporais adequadas para que não sofra agravamentos em sua saúde. E também, que a comunidade perceba que nosso trabalho não somente deve ser realizado com o paciente, mas sim, em uma visão multidimensional, com todos os que são envolvidos no cuidado, acolhendo cuidadores, familiares, com suas necessidades e, até mesmo, referenciá-los de acordo com uma demanda para assistência na saúde.”

Assim, mantivemos a aplicação da escala conhecida por “Escala Zarit”, que tem por objetivo avaliar a sobrecarga desse cuidador e compreender nosso papel para que a qualidade de vida de toda a família seja preservada.”

De forma geral, a reunião atingiu seu objetivo, os familiares participaram ativamente, conseguiram expressar suas dificuldades e alegrias nesse processo de cuidar.

Verbalizaram sobre suas satisfações de estar presente, além dos agradecimentos pelo serviço prestado pelo Melhor em Casa.

Segundo a psicóloga da equipe, Laila Martins, se faz necessário momentos como esse para que a equipe também possa cuidar desse familiar cuidador. “O processo de cuidar de paciente em domicílio, gera impacto na saúde mental dos familiares cuidadores, desencadeando sobrecarga emocional entre outras psicopatologias.”

O próximo “Cuidando do Cuidador” está programado para o mês de junho.