Saúde adquire laser para tratamento odontológico

Visando sempre o melhor atendimento ao paciente, o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, equipamento do setor de saúde bucal, da secretaria de Saúde fez a aquisição de um laser terapêutico, para o tratamento das chamadas mucosites, que são lesões na mucosa oral.

As mucosites podem ocorrer por vários motivos, sendo mais comuns em pacientes que realizam tratamentos oncológicos. Cerca de 85% das pessoas que realizam o tratamento para câncer, podem apresentam essa patologia.

A Coordenadora de Saúde Bucal, Cristiane Costa Silva falou sobre a necessidade de oferecer essa assistência ao usuário do SUS. “Essas mucosites apresentam impactos negativos na qualidade de vida dos pacientes, sendo necessário ofertar esse serviço no Sistema Único de Saúde. Essa patologia é mais recorrentes em pacientes que se encontram em tratamento oncológico. Atualmente, um dos tratamentos mais indicado para prevenir ou reduzir a intensidade da mucosite é a utilização do laser de baixa potência, que será disponibilizado no CEO.”

O Laser foi adquirido com verba recebida pela Secretaria Estadual de Minas Gerais.

Os pacientes que necessitam do tratamento de laserterapia, serão encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde ou pelo Cacon para o CEO.

O município possui atendimento odontológico de Atenção Básica, especializada e hospitalar. Também oferece atendimento as urgências odontológicas no período noturno pela rede de Urgência e Emergência na Unidade de Pronto Atendimento – UPA e Hospital Margarita Moralles.

Confira as unidades de saúde que oferecem atendimento odontológico de Atenção Básica:
Jd. Country club
Pq. Esperança 1
Pq. Esperança 2
Jd. Kennedy 1
Jd. Kennedy 2
Regional Sul (3 consultórios)
Regional Leste (3 consultórios)
Fazenda Boa vista
Fazenda Córrego Dantas