Saúde e Puc Minas realizam a entrega de equipamentos à Santa Casa

Crédito: Fernanda Garcia (ASSCOM PUC Minas Poços de Caldas)

Na manhã desta quinta-feira (10), foram entregue à Santa Casa novos equipamentos provenientes da parceria entre a Secretaria de Saúde e a PUC Minas Poços de Caldas.

Durante a cerimônia foram entregues seis monitores multiparâmetros Efficia e um Ultrassom GE, onde foram investidos cerca de R$ 200 mil.

O secretário adjunto de saúde, Carlos Almeida destacou quem será mais beneficiado com a aquisição desses equipamentos. “Mais uma vez temos através da parceria com o curso da medicina da PUC Minas Poços de Caldas estamos realizando a entrega de equipamentos tão importantes que beneficiará principalmente o cidadão poçoscaldense. Nesse sentido, só temos a agradecer a Puc Minas e a Santa Casa pela parceria e reafirmando que estamos trabalhando para que tenhamos em Poços de Caldas uma das melhores saúde pública do país.”

O pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, Prof. Dr. Iran Calixto Abrão ressaltou a importância de aquisição de bons equipamentos para a formação dos alunos. “Estamos trabalhando para tornar cada vez mais a saúde de Poços de Caldas referência na região. Esses equipamentos influenciam positivamente na formação dos alunos de todas as áreas da saúde, o que proporciona que eles tenham uma formação diferenciada já utilizando o que tem de melhor no mercado e sem dúvidas acaba fazendo com que a universidade forme profissionais mais competentes.”

Crédito: Fernanda Garcia (ASSCOM PUC Minas Poços de Caldas)

O coordenador do setor de Urgência/Emergência Dr. Renan Vicente Braga “Estávamos ansiosos para receber esses equipamentos, os monitores têm uma qualidade excelente e já estão sendo utilizados no centro cirúrgico devido ao aumento de cirurgias devido ao programa ‘Saúde Fila Zero’. Os aparelhos já estão sendo muito úteis, pois conseguimos aumentar nossa sala de recuperação pós anestésica e isso facilitou nossa demanda e possibilitou o aumento de realizações de cirurgia. O Ultrassom é um equipamento portátil, muito bom para realização de exame na urgência e emergência, tanto cardiológico, abdominal e nefrológico. Todos os equipamentos que estão chegando tem sido essencial”

As ações realizadas pela PUC Minas Poços de Caldas na Saúde envolvem diferentes especialidade, que se relacionam com cursos de graduação ofertados pela Universidade nesta área, como Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Psicologia e Odontologia. O plano de contrapartida firmado com a Secretaria de Saúde se intensificou desde 2017, quando foi aberto o Curso de Medicina do Campus. Nos anos recentes, os investimentos na qualificação dos serviços vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) somaram milhões de reais.

Participaram da cerimônia também o vice-provedor da Santa Casa de Poços de Caldas, Marcos de Carvalho Dias; a provedora da Santa Casa Célia Maria de Souza; além de funcionários e representantes da secretaria de Saúde e da Irmandade da Santa Casa.