Saúde faz aquisição de 40 scanners de veia

-Os aparelhos auxiliam a projeção em tempo real de um mapa interno das veias para facilitar a punção.

Na terça-feira (18), a secretaria de saúde recebeu 40 novos scanners de veia, que auxiliarão enfermeiros e técnicos de enfermagem de todas as unidades de saúde na coleta de exames de sangue.

A aquisição dos equipamentos surgiu após a indicação 1066/2023 do vereador Wellington Paulista (União Brasil).

O vereador, Welington Paulista agradeceu a aceitação e sensibilidade da secretaria de saúde em adquirir o equipamento. “Eu fiz essa indicação e fui atendido, esse aparelho tem sido adquirido por outras cidades e agora está disponível em Poços. Esse aparelho será muito eficaz na utilização e trará mais eficácia ao trabalho de mais de 200 enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na secretaria de saúde.”

“Acho muito importante esse trabalho entre executivo e legislativo pois os vereadores estão sempre ouvindo a demanda da população. Essa parceria trará benefícios para a população e vem para agilizar a realização de exames na rede do SUS”, destacou o secretário de saúde, Thiago Mariano.

O scanner atenua o sofrimento de pacientes, reduzindo o número de acesso venoso central, hematomas, lesão nervosa, dor e infecções, além de auxiliar os profissionais da saúde a encontrarem, de maneira mais eficiente o local da punção, o ponto de onde se retira o sangue do paciente para os testes laboratoriais.

É utilizado quando o paciente tem um acesso venoso mais difícil, como veias finas ou mais profundas. Usado para grande parte dos pacientes, quando há necessidade de um apoio para visualização do acesso venoso. O uso do aparelho não inclui todos os atendimentos, muitas vezes não há necessidade, quando o acesso é fácil ou calibroso, por exemplo.

Foram investidos na aquisição dos equipamentos cerca de R$ 17 mil. Os equipamentos serão distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Urgência e Emergência.