Saúde Fila Zero acelera atendimento: Poços ultrapassa marca de 7 mil exames esse ano

O programa Saúde Fila Zero, lançado pela Prefeitura de Poços de Caldas, completa neste sábado (15), quatro meses de atividades com resultados expressivos. Desenhado para acelerar o atendimento, ele contribuiu para que a cidade ultrapassasse a marca de 7 mil procedimentos esse ano, com tempo de espera zerado para 9 diferentes tipos de exames – entre eles o de ultrassonografia, com 3.362 pacientes assistidos no período.

Para além destes, foram eliminadas as filas para ecocardiograma, com 48 atendimentos, para eletrocardiograma (158), eletroencefalograma (15), expirometria (189), hematologia (224), retossigmodoiscopia (81), teste ergométrico (52) e Raio-X (2.949). Este último, aliás, recebeu reforço esse mês com início da oferta de exames 24 horas no Hospital Gilberto de Matos, na Zona Leste, um serviço até então inédito na cidade.

“O objetivo do Saúde Fila Zero é implementar em Poços um modelo dinâmico e eficiente de saúde pública, com metas claras e trabalho intenso para eliminar filas e preservar a qualidade de atendimento oferecido ao morador”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Thiago Mariano. “Toda a equipe tem trabalhado diariamente para seguir zerando filas de exames, consultas com especialidades e procedimentos, sempre com apoio integral do prefeito Sérgio Azevedo”.

Na mira da Secretaria estão agora exames oftalmológicos, com demanda reprimida de cerca de 5,6 mil atendimentos. A expectativa do secretário é reduzir drasticamente esse número ao longo das próximas semanas. “Queremos fechar o primeiro semestre do Saúde Fila Zero acima da marca de 10 mil exames realizados”, enfatizou o secretário de saúde.