Secretaria Estadual de Saúde realiza “Treinamento teórico prático – Vigilância de quirópteros em áreas urbanas” em Poços

Poços sedia nesta terça-feira (05) e quarta (06), o Treinamento teórico prático – Vigilância de quirópteros em áreas urbanas, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, através da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, pra todos municípios da regional. Ao todo, representantes de 53 participaram do treinamento.

Os Quirópteros ou Morcegos são os mamíferos que apresentam estruturas especializadas que permitem o voo verdadeiro.

Dentre os assuntos abordados estão: Aspectos Gerais da Raiva / Programa de vigilância, profilaxia e controle da raiva humana; Situação epidemiológica da raiva em Minas Gerais; Situação epidemiológica da raiva nos municípios de jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre.

Além da parte teórica, o treinamento conta também com 02 temáticas para ações práticas, uma envolvendo a captura e observação dos morcegos no ambiente e outra com uma abordagem no atendimento de denúncias relacionadas ao aparecimento de morcegos

A vigilância de quirópteros é umas das atividades de rotina desenvolvidas na vigilância da raiva.

Em Poços, em média são notificados 27 acidentes envolvendo morcegos na área urbana por ano . Além de denúncias do aparecimento dos mamíferos dentro de residências.