Secretaria Municipal de Educação lança 1º Concurso de Redação sobre violência contra a mulher

A Secretaria Municipal de Educação lançou o 1º Concurso de Redação da Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas, com o tema “Violência doméstica e familiar contra as mulheres”, destinado a alunos das turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa foi estabelecida pela Lei Municipal n° 9.846, de 26 de março de 2024. O regulamento foi divulgado nesta quarta-feira (5).

O objetivo do concurso é estimular a adoção de práticas voltadas a conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e combate à violência doméstica e familiar e a promoção de um ambiente seguro e igualitário para todas as mulheres, além da relevância de denunciar casos de violência e apoiar mulheres que enfrentam situações de abuso.

O concurso será realizado na modalidade Redação, em duas categorias: alunos matriculados nas turmas de 8º anos; e alunos matriculados nas turmas de 9º anos do Ensino Fundamental. Os trabalhos terão como tema a violência doméstica e familiar contra as mulheres.

O concurso será realizado em duas etapas. A primeira fase será nas unidades escolares municipais. As escolas selecionarão, no máximo, três redações de cada turma. Na segunda etapa, a Comissão Julgadora, composta por membros dos órgãos e instituições parceiras do concurso, farão a seleção dos trabalhos na Secretaria Municipal de Educação.

Os trabalhos selecionados pelas escolas deverão ser protocolados do dia 24 de julho ao dia 5 de agosto de 2024, das 9h às 17h, na recepção da Secretaria Municipal de Educação, direcionados à Divisão de Projetos de Educação Complementar (Sala 16).

Será emitido certificado de participação a todos os alunos selecionados para a 2ª etapa e serão conferidos prêmios aos três primeiros classificados gerais de cada categoria. Serão escolhidos os trabalhos de acordo com o entendimento do tema, coesão e coerência na articulação das ideias. O resultado final será divulgado no dia 30 de agosto de 2024.