Secretaria Municipal de Educação lança Plano de Recomposição da Aprendizagem 2022-2024

Nos dias 8 e 9 de junho, a Secretaria Municipal de Educação realizou o lançamento do Plano de Recomposição da Aprendizagem para as equipes gestoras das escolas municipais de Ensino Fundamental e Médio.

A versão preliminar do documento orientador foi elaborada pela equipe da SME, diante do cenário educacional complexo e desafiador gerado pela pandemia da Covid-19. O Plano foi desenvolvido com base no Parecer do Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno (CNE/CP) nº06/2021, com o objetivo de construir ações significativas que visem não só reconectar o estudante à sua trajetória cognitiva afetada pelo distanciamento, mas também minimizar as desigualdades educacionais.

O documento traz as ações a serem desenvolvidas, de acordo com dez prioridades elencadas:
1. Busca ativa;
2. Gestão escolar;
3. Proposta pedagógica das unidades escolares;
4. Estratégias de intervenção pedagógica;
5. Metodologias Ativas de Aprendizagens;
6. Alfabetização;
7. Formação continuada;
8. Competências socioemocionais;
9. Práticas educacionais inclusivas;
10. Avaliação diagnóstica e formativa.

Na sequência, a versão preliminar será compartilhada com todos os educadores da Rede Municipal de Ensino, para análise e sugestões de ações complementares. Desta forma, o documento será um referencial de trabalho conjunto de políticas públicas da Secretaria Municipal de Educação e dos Planos de Intervenção Pedagógica das unidades escolares, conciliando ações do poder público, comunidade educacional, parcerias e redes de apoio, visando atender as demandas de aprendizagem de todos os estudantes.

“A Secretaria Municipal de Educação, atenta aos desafios que se apresentam a partir da vivência da pandemia, depois de aproximadamente dois anos de ensino remoto, vem desenvolvendo estratégias no sentido de reduzir as desigualdades no âmbito educacional”, destaca a secretária municipal de Educação, professora Maria Helena Braga.