Secretaria Municipal de Saúde promove Capacitação em Puericultura para Profissionais da Atenção Básica

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação da Atenção Básica, realizou nos dias 10 e 11 de maio uma capacitação destinada a médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, com o objetivo de atualizar o protocolo de puericultura adotada no município.

A iniciativa teve como objetivo principal orientar os profissionais de saúde sobre a importância da avaliação e acompanhamento multidisciplinares durante uma fase crucial da vida infantil. A capacitação abordou, de forma ampla, as diretrizes atualizadas do protocolo municipal, para garantir a compreensão e implementação eficaz das práticas de atenção integral às crianças.

A presença da equipe da Junta Reguladora acrescentou um suporte à capacitação, fornecendo orientações essenciais aos participantes. Durante o evento, foram abordados temas fundamentais, como exame físico, crescimento e desenvolvimento, aleitamento materno, introdução alimentar, segurança e prevenção de acidentes, além de triagem para identificação de possíveis alterações cognitivas, tudo de forma prática e interativa.

O engajamento dos próprios servidores foi um elemento central em todo o processo, desde a elaboração do protocolo até a realização da capacitação. Essa abordagem garante que as ações sejam desenvolvidas com base na experiência e expertise daqueles que estão diretamente envolvidos no cotidiano do trabalho.