Secretaria Municipal de Saúde Realiza Seminário de Saúde Mental em Comemoração ao Mês da Luta Antimanicomial

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), realizará o Seminário de Saúde Mental: Os Desafios do Cuidado em Liberdade como parte das comemorações do mês da luta antimanicomial. O evento acontecerá na próxima segunda-feira, 20, abordando temas cruciais para a saúde mental e o cuidado em liberdade.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link.

Programação do Seminário:

08h00 – Credenciamento

• Início do credenciamento dos participantes.

08h30 – Abertura do Evento

• Thiago Mariano, Secretário de Saúde, dará as boas-vindas aos participantes e fará a abertura oficial do seminário.
  • Ana Corina Pacheco de Miranda, Diretora do Departamento de Programas de Saúde, falará sobre a importância do evento e as iniciativas do departamento.
  • Paula Christiane Vitor, Coordenadora da RAPS, abordará os objetivos do seminário e a relevância do tema para a rede de atenção psicossocial.

09h00 – Palestra: Cuidado em Liberdade e Luta Antimanicomial

• Roberta Ecleide O. Gomes Kelly apresentará uma palestra sobre os desafios e as estratégias do cuidado em liberdade e a luta antimanicomial.

09h45 – Mesa Redonda: Os Desafios dos Serviços de Saúde Mental no Município de Poços de Caldas Frente à Contrarreforma Psiquiátrica

• Roseli Aparecida de Melo, Psicóloga (RT CAPSi), falará sobre os desafios enfrentados no atendimento infantojuvenil.
  • Rafael Franklin, Assistente Social (RT CAPS II Girassol), discutirá as dificuldades e soluções na assistência social para os pacientes do CAPS II.
  • Vanessa Ayres Picolo, Médica (CAPS II e CAPS ad), compartilhará suas experiências no atendimento médico psiquiátrico.
  • Cristiano de Jesus Andrade, Psicólogo (RT CAPS ad), abordará os desafios específicos do tratamento de pacientes com dependência química.
  • Lucas de Carvalho Vilela Rodriguez, Médico (CAPS ad), discutirá as questões médicas no atendimento a pacientes com transtornos de uso de substâncias.
  • A mesa redonda será mediada pelo psicólogo Carlos de Souza Filho, que coordenará as discussões e interações entre os palestrantes e o público.

10h40 – Café

• Intervalo para café e networking entre os participantes.

11h00 – Palestra: Atenção Integral às Pessoas em Situação de Rua

Ronan Alves Ribeiro, Enfermeiro, apresentará uma palestra sobre a atenção integral às pessoas em situação de rua, abordando as práticas e desafios no cuidado dessas populações vulneráveis.

11h20 – Debate

• Momento para perguntas, respostas e discussões entre os palestrantes e o público.

13h00 – Encerramento

O seminário é uma oportunidade para profissionais da saúde, gestores e a comunidade discutirem e refletirem sobre os desafios e avanços no campo da saúde mental, promovendo o cuidado em liberdade e o fortalecimento da luta antimanicomial. Contamos com a presença de todos para um dia de aprendizado e troca de experiências.