Secretarias de Cultura e Educação lançam ações conjuntas para as unidades escolares

As equipes das secretarias municipais de Cultura e Educação estão finalizando o cronograma de ações que compõem o projeto “Cultura e/é Educação”, um conjunto de editais que visa oportunizar o encontro da arte e da cultura com as crianças e adolescentes matriculados nas unidades públicas de ensino do município. Na última segunda-feira (4), foi realizada uma reunião na Secult para alinhar os últimos detalhes antes do lançamento.

“Cultura e/é Educação” reúne nesta fase três produtos sistematizados em três editais específicos, voltados para artistas, agentes culturais e arte-educadores para a execução de propostas artístico-culturais em escolas de tempo integral e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino em Poços de Caldas. A iniciativa conjunta visa trazer experiências artísticas para crianças e adolescentes, contribuindo para seu desenvolvimento social, cultural e cognitivo.

As atividades atendem os objetivos do Plano Municipal de Cultura e do Plano Decenal de Educação, que compõem os sistemas das duas áreas. Desde 2017, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), linguagens como Artes Visuais, Música, Dança e Teatro se tornaram componentes na base curricular das escolas, buscando enriquecer o aprendizado e promover o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes, proporcionando às crianças o contato com diversas manifestações artísticas.

“A importância das manifestações culturais na educação é amplamente respaldada por pesquisas e dados que destacam seus benefícios abrangentes para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos. A relação entre esses dois elementos é intrincada e significativa, tendo implicações profundas no processo de aprendizado e desenvolvimento dos indivíduos”, destaca Mariana Chaves Oliveira, da Secretaria Municipal de Cultura.

Para a coordenadora da Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria Municipal de Educação, Letícia Borges, o desenvolvimento conjunto de ações e editais vai proporcionar uma experiência efetiva, de forma a atender as demandas educacionais por arte e cultura, especialmente nas etapas da Educação Infantil e da Educação em Tempo Integral.

O conjunto de ações será lançado para a comunidade em breve. As etapas do processo envolvem a abertura dos editais, contratação pública e assinatura dos contratos, já concluídas. Neste momento, as ações estão na fase de agendamento para efetivamente terem início nas unidades escolares.