A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e alguns setores da Procuradoria e Educação já foram transferidos para o novo Centro Administrativo de Poços de Caldas. No total, oito secretarias estão no novo espaço, localizado na região oeste do município, anexo ao Terminal Rodoviário.
A Secretaria Municipal de Educação já conta com a maioria dos setores de coordenação ocupando o 5º andar do novo endereço. No centro da cidade, permanecem o Protocolo, a Seção de Administração Escolar, que é responsável pelos cadastros de vagas nas unidades de ensino e também a coordenação do PMJ . Estes setores continuam atendendo no prédio da Rua Prefeito Chagas, 464. Por conta da mudança, a secretaria informa que a Seção de Expediente Interno, que atende servidores e gestores das unidades, está atendendo via whatsapp, pelo 3697-2358.
A Secretaria de Meio Ambiente está praticamente completa no novo endereço. Funcionam os setores administrativos, a fiscalização, o setor de Licenciamento Ambiental, a diretoria técnica e o gabinete do secretário. Em breve, será instalada a nova Divisão de Fauna, que irá complementar os trabalhos realizados na secretaria. Meio Ambiente irá dividir o 6º andar com a Secretaria de Esportes.
A Procuradoria Geral do Município também está com parte de sua equipe no novo endereço. Funcionam no Centro Administrativo, o gabinete da Procuradora, o setor administrativo e os Procuradores Trabalhistas. O setor de Execução Fiscal permanece no antigo prédio da Prefeitura, na Av. Francisco Salles. A Procuradoria está localizada no 3º andar.
Já estão instaladas no Centro Administrativo as secretarias de Comunicação, Governo, Serviços Públicos, Obras, Assistência Social e os gabinetes do prefeito e vice-prefeito. O CPD da Prefeitura, responsável pelo setor de Informática, também está funcionando no 5º andar.
O cronograma de mudanças está sendo executado organizadamente, envolvendo o transporte de arquivos, equipamentos e servidores para os novos espaços. A Prefeitura reforça que, conforme as secretarias passem a operar integralmente no novo local, o público será informado sobre os detalhes de funcionamento e atendimento.
Com uma área de 14 mil metros quadrados, o Centro Administrativo visa modernizar o atendimento ao cidadão e trazer mais eficiência à administração pública. A centralização de 19 secretarias municipais em um único espaço deve gerar uma economia estimada em R$ 2 milhões por ano para os cofres públicos, além de facilitar o acesso da população aos serviços municipais.
A transição para o novo edifício representa um marco para a administração municipal, consolidando um modelo mais integrado e econômico de gestão pública.