Secretário de Cultura se reúne com secretária adjunta de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais

Equipe se reuniu com a secretária adjunta, Milena Pedrosa

O secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, e a servidora da Secult, Mariana Chaves Oliveira, estiveram em Belo Horizonte na última segunda-feira (16), onde cumpriram agenda com a secretária adjunta de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais, Milena Pedrosa. Eles acompanharam também a abertura oficial da Bienal Mineira do Livro e a primeira apresentação da ópera Aleijadinho, no Palácio das Artes, a convite do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

Em reunião com a secretária adjunta, Milena Pedrosa, a equipe da Secult Poços oficializou as demandas do município junto à Secult MG, como o lançamento de edital de intercâmbio no Circuito Liberdade, com circulação de programação, capacitação de agentes culturais e divulgação da produção cultural local em Belo Horizonte, como a exposição Retratos de Limercy, do Instituto Moreira Salles, por exemplo, além da apresentação das necessidades de formação para o ecossistema da cultura local e disponibilidade para a composição da programação artística para o aniversário de 150 anos de Poços de Caldas.

Em consonância com as discussões da IV Conferência Municipal de Cultura, o encontro também debateu a inclusão de Poços de Caldas no circuito de discussões sobre Afromineiridades junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) e o apoio na divulgação da cultura local na Rede Minas e Rádio Inconfidência.

“Trabalhamos fortemente para que a única distância entre o município e a capital Belo Horizonte seja a geográfica, no sentido de fechar parcerias, estreitar o relacionamento institucional e desenvolver ações conjuntas”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Os representantes da Secult estiveram, ainda, na solenidade oficial de abertura da Bienal Mineira do Livro, que contou com a presença do escritor homenageado nesta edição, Olavo Romano, e do governador Romeu Zema.

Equipe de Poços presenteou o secretário Leônidas Oliveira com um cristal de Poços de Caldas

Aleijadinho
A convite do secretário Leônidas Oliveira, os representantes da Secult Poços também prestigiaram a chegada da ópera Aleijadinho no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A montagem de Aleijadinho integra a programação do Ano da Mineiridade, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, que celebra os elementos que compõem a assinatura mineira, com suas tradições, costumes e histórias.

O Ano da Mineiridade será marcado por inúmeras iniciativas que celebram a diversidade da produção artística no estado, aproximando municípios e promovendo uma maior transversalidade entre os setores da cultura e do turismo e de todos os profissionais envolvidos nesses segmentos.

A ópera é baseada na vida do Mestre Antônio Francisco Lisboa, reconhecido internacionalmente como referência do Barroco Mineiro, cujas obras se encontram em diferentes cidades do Estado, especialmente em Ouro Preto e Congonhas.