O secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, tomou posse no Conselho Estadual de Política Cultural (Consec), órgão colegiado cuja finalidade é assessorar a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), acompanhando a elaboração, implantação e descentralização das políticas culturais do Estado. Ele representa a Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo como titular. Poços de Caldas ainda conta com Carlos Alexandre Ribeiro Batista como conselheiro suplente na área de Moda.
A solenidade de posse foi realizada na última terça-feira (22), no Prédio do Iepha, na Praça da Liberdade, na capital Belo Horizonte. Ao todo, 64 conselheiros compõem o 6º mandato do conselho, que termina em outubro de 2026.
Do total, 32 cadeiras foram ocupadas por representantes da sociedade civil, eleitos por meio de votação direta. As cadeiras são distribuídas por 18 segmentos culturais, cada um com uma dupla de titular e suplente: artesanato; audiovisual e novas mídias; circo; cultura alimentar e gastronomia; culturas afro-brasileiras; culturas indígenas; culturas populares e tradicionais; danças; design e artes visuais; entidades sociais culturais; literatura, livro, leitura e biblioteca; moda; museus, espaços de memória e acervos; música; patrimônio cultural; produção cultural e técnica; teatro; e política estadual de cultura viva.
As demais 32 vagas foram preenchidas por representantes do poder público, indicados pelo dirigente da própria Secult e de outros órgãos, entidades e instituições, como por exemplo as secretarias de Estado de Educação e de Fazenda, a Associação Mineira de Municípios e a Empresa Mineira de Comunicação.
“O Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais começa o mês de outubro com novos ares, nova regulamentação, novo Regimento Interno e um novo mandato. Este é um momento de renovação e esperança, guiado pelo compromisso com a cultura, o diálogo e a construção de uma sociedade mais justa e plural”, destacou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.
Já o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, ressaltou que a participação no Consec é de grande relevância na discussão das políticas públicas para a cultura em âmbito estadual, com reflexos positivos para a cultura de Poços de Caldas e região.
Além da posse dos novos conselheiros, a reunião da última terça-feira também foi marcada pela votação da agenda de reuniões, que pautará as próximas discussões no Consec. Já na quarta-feira (23), os recém-nomeados participaram da apresentação do novo regimento interno e das candidaturas para vice-presidência do conselho.