O secretário de Obras, José Benedito Damião, visitou nesta semana, a obra da Casa de Chá que está sendo construída no Recanto Japonês, com o intuito de conferir o cronograma de obras e como está o andamento do projeto.
O projeto de reconstrução da Casa de Chá tem coordenação da secretaria Municipal de Turismo e apoio das secretarias de Projetos e Obras Públicas e Governo. Também são parceiros na iniciativa a Associação Cultural e Recreativa Nikkey de Poços de Caldas; Nakashima Komuten Co; Condephact (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas; Hotel Nacional Inn, Restaurante E&E e Citur.PC SPE Ltda.
A obra está sendo realizada por construtores japoneses, que realizam todo trabalho seguindo os métodos tradicionais de construção japonesa, onde as madeiras são milimetricamente encaixadas, sem uso de pregos ou parafusos.
Os recursos para a reconstrução da Casa de Chá, em substituição à antiga construção, destruída por um incêndio criminoso em 2016, estão a cargo da Prefeitura, por meio de parceria com a Associação Nikkey de Poços de Caldas.
Mediante um Termo de Parceria, a Associação recebeu os recursos da Prefeitura e promoveu a compra dos materiais, a contratação do projeto executivo, despesas de viagens e estadia. A mão de obra e o projeto estrutural foram ofertados pela Construtora Nakashima, do Japão. Os recursos para a construção são originários do fundo do patrimônio Histórico (Fundephact) e da empresa Mitsui, destinados para investimentos no Recanto Japonês antes mesmo do incêndio.
O projeto é uma grande oportunidade de promover a aproximação da população local com a comunidade japonesa e nikkei, resgatando tradições e empreendendo na salvaguarda e valorização da cultura japonesa.
O secretário de Obras, José Benedito Damião, ressalta que atualmente estão sendo realizadas mais de 80 obras no município, em diversas áreas, como a construção de escolas, empresas, melhorias em hospitais, execução do Centro Admistrativo e a revitalização da Alameda, além de melhorias no asfalto. A Casa de Chá como tantas outras está dentro do cronograma e com a realização dentro do prazo, e em breve será mais um atrativo para Poços. Juntos, faremos de nossa cidade um lugar melhor para se viver e prosperar.
Recanto Japonês
O Recanto Japonês é uma réplica de um jardim japonês, com construções e vegetação típicas. Fica localizado numa vertente da Serra de São Domingos rodeado por uma mata nativa. A antiga casa de chá e o quiosque foram projetados e construídos em estilo japonês. O local inclui um quiosque Azumaya, réplica do Manj-Tei, que existiu nos jardins do palácio imperial japonês, feito de madeira e telhado de palha. No ponto turístico há ainda um pequeno lago artificial e a Fonte dos Três Desejos.
O Recanto Japonês foi inaugurado em 1975, mediante uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas em parceria com a Fertilizantes Mitsui S.A. O jardim, denominado “YUGUIEN”, que significa amizade e fraternidade, possui diversos símbolos da cultura oriental, sendo o mais significativo deles a “Casa de Chá”, incendiada por vândalos em agosto de 2016.