Secretário Franco Martins participa de aula inaugural do Programa Capacita Poços

Aula inaugural do curso sobre fabricação de cerâmicas aconteceu na última segunda, no Senai

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Franco Martins, participou, na noite desta segunda, 11, da aula inaugural do curso de iniciação profissional em fundamentos da fabricação de cerâmica e aperfeiçoamento em processos de fabricação para cerâmica branca. Os cursos são desenvolvidos pelo Senai, dentro do Programa Capacita Poços.

O secretário destaca a iniciativa do programa, que visa ofertar cursos de capacitação para a formação de mão de obra especializada, de acordo com a demanda das empresas já instaladas no Distrito Industrial do município e outras que estão em processo de instalação. Franco Martins ressaltou, durante a aula inaugural, a parceria com o Senai e a participação das mulheres no curso voltado para a área de cerâmica. “As mulheres estão cada vez mais presentes nas fábricas. Desta forma, promovemos a inserção em áreas antes restritivas às mulheres. Com a capacitação, aumentamos as chances delas se tornarem protagonistas de suas histórias”.

O Programa Capacita Poços é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, visando estabelecer parcerias com instituições de ensino, entidades governamentais e empresas locais, a fim de enriquecer a oferta de cursos e treinamentos, garantindo uma formação pontual conforme as necessidades do mercado. Entre os cursos que serão oferecidos estão boas práticas na manipulação de alimentos, processos industriais e, em breve, cursos na área da construção civil.

O Programa se destaca como um exemplo notável de colaboração entre administração pública e instituições parceiras. Além de expandir as opções de qualificação, o projeto também se esforça para enriquecer a oferta de cursos e treinamentos adequados às exigências específicas do mercado local. Isso não apenas melhora as perspectivas de emprego dos participantes, mas também fortalece a economia local ao fornecer profissionais altamente treinados para a indústria local, impulsionando o desenvolvimento da cidade e seus habitantes.