Secult lança Prêmios de Incentivo ao Teatro, à Dança e ao Circo

A Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas lançou, na última sexta-feira (1º), os Prêmios de Incentivo ao Teatro, à Dança e ao Circo. Neste ano, serão distribuídos R$ 170 mil nas premiações das três linguagens artísticas.

Para a sexta edição do Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro, serão nove prêmios de R$ 10 mil, totalizando R$ 90 mil. Já a terceira edição do Prêmio de Incentivo à Dança vai contar com quatro prêmios de R$ 10 mil, mesmo valor destinado à segunda edição do Prêmio de Incentivo ao Circo.

As portarias da Secretaria Municipal de Cultura que regulamentam as premiações foram publicadas na Edição Suplementar do Diário Oficial do Município da última sexta-feira, 1° de setembro de 2023, e estão disponíveis no site da Prefeitura www.pocosdecaldas.mg.gov.br ou neste link https://encurtador.com.br/rAFKT.

Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro – 6ª edição
A 6ª edição do Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro tem por objetivos o fortalecimento do movimento teatral no município, a ocupação de espaços para fins culturais com produções locais, a contribuição para a melhoria das condições de produção dos artistas cênicos, o estímulo à formação de público, a composição de programação em estratégia de temporada no cenário poços-caldense e, ainda, de forma especial, prestar singela homenagem ao saudoso ator, diretor, orientador teatral e fundador do Grupo de Teatro Alvorada, Benigno Gaiga.

Poderão participar do Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro artistas, produtores, companhias, grupos e associações locais, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural. Poderão ser inscritas propostas de todos os gêneros de teatro: comédia, drama, musical, dentre outros. Fica vedada a participação das produções premiadas nas edições anteriores.

As inscrições devem ser realizadas até 18h do dia 25 de setembro. As propostas deverão ser inscritas mediante preenchimento digital do formulário-padrão, disponível no link: https://forms.gle/DuSv8YH8BgMtWZXs5, que pode ser acessado no site da Prefeitura de Poços de Caldas www.pocosdecaldas.mg.gov.br, no espaço denominado Editais da Cultura.

Prêmio de Incentivo à Dança – 3ª Edição
A 3ª edição do Prêmio de Incentivo à Dança tem por objetivos o fortalecimento do movimento da dança no município, a ocupação de espaços para fins culturais com produções locais, a contribuição para a melhoria das condições de produção da linguagem artística da dança, o estímulo à formação de público e a composição de programação em estratégia de temporada no cenário poços-caldense.

Poderão participar do Prêmio de Incentivo à Dança bailarinos, companhias, grupos e associações locais, com ou sem fins lucrativos. É exigida a atuação direta de proponente e equipe na linguagem artística da dança. Fica vedada a participação das produções premiadas nas edições de 2018 e 2019.

As inscrições devem ser realizadas até 18h do dia 25 de setembro. As propostas deverão ser inscritas mediante preenchimento digital do formulário-padrão, disponível no link: https://forms.gle/ c7uFmNjRb8fjFpzn9, que pode ser acessado no site da Prefeitura de Poços de Caldas www.pocosdecaldas.mg.gov.br, no espaço denominado Editais da Cultura.

Prêmio de Incentivo ao Circo – 2ª edição
A 2ª edição do Prêmio de Incentivo ao Circo tem por objetivos o fortalecimento das ações circenses no município, a ocupação de espaços públicos para fins artísticos, a contribuição para a melhoria das condições de produção da linguagem artística do circo e o estímulo à formação de público.

Poderão participar do Prêmio de Incentivo ao circo companhias, trupes ou grupos circenses locais, com ou sem fins lucrativos. Fica vedada a participação das produções premiadas na edição de 2019 deste prêmio. Poderão ser inscritas propostas de espetáculos performáticos de circo, que deverão incluir, obrigatoriamente, no mínimo, três técnicas circenses, sendo: acrobacia solo e aérea, contorcionismo, malabarismo, mágica, equilibrismo e palhaçaria.

As inscrições devem ser realizadas até 18h do dia 25 de setembro. As propostas deverão ser inscritas mediante preenchimento digital do formulário-padrão, disponível no link: https://forms.gle/ 3pJNN6oYP1QWSdoT8, que pode ser acessado no site da Prefeitura de Poços de Caldas www.pocosdecaldas.mg.gov.br, no espaço denominado Editais da Cultura.