Servidores do CAPS II particpam do 6º Seminário Internacional a Edpidemia das Drogas psiquiátricas

Dando continuidade no rocesso de supervisão clínico-institucional ontem (31),  servidores do Centro de Atenção Psicossocial – Girassol participaram do 6ª Seminário Internacional a Edpidemia das Drogas psiquiátricas.

Foi realizado um seminário online que abordou a Epidemia das drogas psiquiátricas. Importância do diagnóstico e o perigo da auto-medicação. Riscos de causar dependência com o uso indiscriminado e sem acompanhamento terapêutico. Além da influência do meio psicossocial nos transtornos/sofrimento psiquico.

O psicólogo do CAPS II,  Rafael Carlos Neofiti destacou o que foi repassado a equipe. “Nós, equipe do CAPS II Girassol, “O seminário online, transmitido pelo YouTube, tratou a respeito das medicações usadas nos tratamentos em Saúde Mental. Houve críticas ao modelo biomédico, que prioriza a utilização dessas medicações, e falou-se sobre os problemas que decorrem em se seguir essa linha de atuação, como a medicalização (medicar o que não é doença, ou medicar em excesso). Hoje em dia o modelo mais eficiente de tratamento é o psicossocial, que prioriza o acolhimento e a escuta. O remédio é parte do processo, mas não o principal.Pudemos perceber que este é o modelo já seguido pelos CAPS e saúde mental na Atenção Primária, no Brasil. Um modelo que pôde ser estabelecido, inclusive, graças ao SUS. Tivemos a impressão de que outros países como os EUA trilharam relativamente pouco pelo modelo psicossocial.”

A supervisão acontecerá durante um ano e esta foi uma das atividades do mês de Outubro, visando a capacitação e reflexão de temas importantes à saúde mental.

Supervisão clínico-institucional

A supervisão clínico-institucional é o trabalho de um profissional de saúde mental externo ao quadro de profissionais dos CAPS, com comprovada habilitação técnica e prática e visa garantir espaço de fala orientada, levando a equipe a pensar o ato clínico, no encontro diário com pacientes em tratamento e o sofrimento psíquico em articulação com a dimensão política (Reforma Psiquiátrica), dar procedimentos de intervenção clínica a partir da relevância atribuída aos marcos teóricos em psicopatologia na precisão da escuta do sofrimento psíquico.

O intuito é valorizar e compartilhar níveis de conhecimento teórico e manejo técnico imanente à formação de cada profissional da equipe à pactuação de responsabilidades, assegurando a circulação democrática do saber e rompendo com a rigidez das especificidades.