Setor da Vigilância Epidemiológica realiza reunião de alinhamento de fluxo com equipe da Santa Casa

A Secretaria de Saúde atua com o objetivo de fortalecer as unidades de saúde existentes em todo o município e, dessa forma, promover a assistência à saúde mais efetiva à população. Com esse propósito, foi realizada nesta terça-feira, 22, uma reunião promovida pela Vigilância Epidemiológica e o núcleo de Vigilância Epidemiológica da Santa Casa de Poços de Caldas.

O encontro, liderado pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica Juliana Loro, teve por objetivo alinhar os protocolos, alinhar fluxos de notificação, melhorar a qualificação dos dados gerados e a comunicação do hospital com a Vigilância, para traçar melhorias, buscando dessa forma adotar estratégias para melhorar o serviço de assistência ao usuário e a comunidade como um todo.

“É de extrema importância esses encontros, que já aconteciam de maneira integrada, mas agora com o novo núcleo foi necessário alinhar outros protocolos e articular as reais necessidades” explicou Juliana Loro.

A Vigilância Epidemiológica é responsável por dados de nascidos vivos, mortalidade, doenças de notificação compulsória entre outros, com finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças, transmissíveis e não transmissíveis, e agravos à saúde.

Priscilla Ariana Silva, responsável pelo núcleo Epidemiológico Hospitalar da Santa Casa, destacou a importância da criação do setor para a unidade. “Foi grande importância para melhoria dos dados, assim como alcançar em conjunto possíveis soluções que se tornam benéficas para toda a população, trazendo assim mais saúde e acesso para as pessoas.”