Você está em:

Toni Morrison é a indicação da Campanha Leia Mulheres Negras da semana

“A senhora nunca me contou tudo o que aconteceu. Só que chicotearam a senhora e que a senhora fugiu, grávida. De mim.” A Campanha Leia Mulheres Negras indica, nesta semana, a escritora Toni Morrison.

Toni Morrison (1931-2019) foi uma influente escritora e romancista americana, amplamente reconhecida por sua poderosa exploração de temas como identidade racial, história afro-americana e a experiência negra nos Estados Unidos.

Algumas de suas obras mais conhecidas incluem “Jazz”, um romance publicado em 1992, que se passa em 1920, no bairro de Harlem, em Nova York, e se concentra na vida de um homem chamado Joe Trace e sua esposa Violet. A narrativa explora temas como amor, paixão e identidade em meio ao cenário vibrante do Harlem renascentista.

Já “Amada”, que ganhou o Prêmio Pulitzer de Ficção em 1988, é um poderoso romance que narra a história de Sethe, uma ex-escrava que, após fugir da plantação de Kentucky e encontrar refúgio em Cincinnati, Ohio, é assombrada por traumas do passado, incluindo a morte de sua filha Amada.

Morrison foi uma figura importante na literatura contemporânea e recebeu numerosos prêmios e reconhecimentos ao longo de sua carreira. Em 1975, foi indicada para o National Book Award com Sula (1973), e dois anos depois venceu o National Book Critics Circle com Song of Solomon (1975). Foi a primeira escritora negra a receber o prêmio Nobel de Literatura, em 1993. Aposentou-se em 2006 como professora de Humanidades na Universidade de Princeton e faleceu em 2019.

Da autora, a Biblioteca Municipal Júlio Bonazzi, no Monjolinho, conta com a obra “Jazz” em seu acervo. A Biblioteca Municipal Marcus Vinícius de Moraes, no antigo Centro Social Urbano, tem a obra “Amada”. Já a Biblioteca Municipal Manuel Francisco Costa Guimarães, no Conjunto Habitacional, conta com a obra “Pérola Negra”. Todos os livros estão à disposição dos leitores para empréstimo.

Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das Bibliotecas Públicas no Instagram, divulga uma autora negra, proporcionando aos leitores a oportunidade de valorizar as escritoras negras de todo o mundo, dentro da Campanha Leia Mulheres Negras, do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Leia Mulheres Negras!

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social