Você está em:

“Turismo em Cena” é ampliado e traz apresentações durante todo o ano

Projeto une teatro e história a partir deste sábado (11)

Que tal passear a pé pelas ruas de Poços de Caldas, na companhia de personagens icônicos que fizeram parte da história da cidade? Suas Majestades Imperiais Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina, Barão do Campo Místico, Coronel Agostinho Junqueira, entre outros, ganham vida nas interpretações de atores locais caracterizados e desfilam pelo rico patrimônio arquitetônico e natural da estância. Este é o “Turismo em Cena”, que está sendo retomado e ampliado em 2023, com programação durante todo o ano.

O “Turismo em Cena” é um convite a moradores e turistas para um passeio pela história de Poços de Caldas, por meio de apresentações cênicas com atores caracterizados que conduzem o público aos pontos de interesse do núcleo turístico da área central da cidade, de forma divertida e lúdica.

O projeto da Secretaria Municipal de Turismo tem como objetivo valorizar o patrimônio histórico e cultural de Poços de Caldas e oferecer uma atração diferenciada aos turistas e moradores da cidade. Realizado nos anos de 2018 e 2019, durante as férias de julho, período de intensa visitação na cidade, a iniciativa foi ampliada em 2023.

“Sem dúvida, é um projeto de grande importância, que une as cadeias produtivas da cultura e do turismo, atuando no incremento das atrações aos visitantes, ao mesmo tempo em que valoriza e preserva nosso patrimônio e incentiva a produção cultural local. Por isso, não só retomamos a iniciativa como expandimos a programação para todo o ano, a partir deste sábado”, informa o secretário municipal de Turismo, Ricardo Fonseca.

A primeira apresentação acontece já neste sábado, 11 de março. Os roteiros são realizados sempre aos sábados, a partir das 10h da manhã. Para participar, basta acompanhar as apresentações cênicas, de forma gratuita.

 

 

 

 

Confira a agenda de março:

11 de março – sábado

Caminho do Imperador
Local: Saída na Antiga Estação Ferroviária (CIT – Centro de Informações Turísticas)
Horário de saída: 10h
Apresentação: Com o pé na história
Companhia Teatral: Máscaras Vivas
Elenco: Adriano Franco, Elisângela Virga, Fabio Freitas, Grace Souza, Rose Torraca, Daniel Ribeiro, Nando Gonçalves. Contra regras e produção executiva João Araújo e Francisco Mocchegiani.

Gratuito

Poços de Caldas recebeu a visita do Imperador Dom Pedro II e de sua esposa, a Imperatriz Dona Teresa Cristina, em outubro de 1886, para a inauguração do Ramal de
Caldas da Estrada de Ferro Mogiana. Chegaram a então chamada Freguesia de Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas no fim da tarde do dia 22 e partiram no início do dia 24 de outubro. A população ficou em festa com a vinda da corte e esse acontecimento projetou a estância em todo o país. O Caminho Turístico do Imperador destaca os principais locais onde a comitiva passou.

Sinopse: Atores vivem os personagens de D. Pedro II, Imperatriz Dona Teresa Cristina, Barão do Campo Místico e sua esposa, Madame Juju e Leocácio, o boticário da Vila. O público acompanha a comitiva, desde a chegada na Estação Ferroviária e vai conhecendo os locais visitados pelo casal imperial, os fatos acontecidos na época, casos pitorescos e presenciando situações divertidas criadas para a esquete teatral.

Atrativos/Locais de interesse: Antiga Estação Ferroviária, Parque Infantil Darcy Vargas, Parque José Affonso Junqueira, Igreja de Santo Antônio, Praça Dom Pedro II (Macacos) e Cascatinha.

 

25 de março – sábado

Caminho Ares, Águas e Lugares
Local: Saída no Museu Histórico e Geográfico
Horário de saída: 10h
Apresentação: Histórias, causos e lendas sulfurosas
Companhia Teatral: Monteiros e Lobatos
Elenco: Clisthenis Betti (Historiador e ator), Luciano Pedrilio, Wellington Rafael, Elvis Lago, Jacque Ferrari, Lucia Betti, Deborah Soares, Gildo Bernardes, Vinicius Betti, Lizzy Cantagessi

Gratuito

Poços de Caldas se desenvolveu devido às águas termais aqui existentes e foi no final da década de 1920 e começo da década de 1930 que a cidade passou por grandes obras de urbanização e saneamento, com foco principal na transformação do local em estância hidromineral de referência para receber os chamados “curistas”. O símbolo maior deste período é o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Parque José Affonso Junqueira.

O público será recepcionado pelo Coronel Agostinho e sua esposa, Dona Isaura, no Museu, antiga residência do casal. De lá, partirão para os demais locais e se encontrarão com outros personagens pelo caminho. Com muita diversão, cerca de 20 atores vão envolver e divertir o público na história que estará sendo contada.

Atrativos/Locais de interesse: Museu Histórico e Geográfico, Espaço Cultural da Urca, Parque José Affonso Junqueira, fachada do Palace Casino, Praça Dr. Pedro Sanches, Thermas Antonio Carlos, Calendário Floral e Fonte Pedro Botelho.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social