Visita à Serra de São Domingos na programação da Jornada do Patrimônio Cultural

Nesta quarta-feira (13), uma visita à Serra de São Domingos com formato de vivência integra a programação local da 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. A partir das 14h, com o tema “Caminhos ecológicos: rotas de preservação ambiental, patrimônio natural e turismo ecológico”, conselheiros do Conselho de Meio Ambiente (Codema) e do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (Condephact) participam do roteiro.

A palestra será ministrada pelo arquiteto da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento (DPCT), João Neves. A ação tem como objetivo conceituar e apresentar a diversidade e atributos da Paisagem Cultural e Patrimônio Ambiental de Poços de Caldas, da Unidade de Conservação e sua diversidade. Serão abordados os temas Monumento e Parque Natural, Unidade de Conservação, Paisagem Cultural, Patrimônio Ambiental Urbano, Educação para o Patrimônio e a Educação Ambiental para a Conservação. O roteiro parte da Estação do Teleférico percorrendo o Parque do Cristo com seus atrativos, logradouros turísticos, espaços tombados, o parque natural e sua biodiversidade, o monumento natural e o patrimônio construído.

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.

Promovida bienalmente pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico), nos anos ímpares, para a edição de 2023 o tema escolhido é “Caminhos Gerais: Itinerários e Rotas do Patrimônio Cultural Mineiro”. Em Poços de Caldas a programação conta com seis ações, que tiveram início no dia 10 e seguem até a próxima segunda-feira, 18 de setembro. A iniciativa é desenvolvida em parceria pelas secretarias de Planejamento, Turismo, Cultura e Educação.

Confira a programação completa:

2) 12/9 – terça-feira
Local: Biblioteca Centenário (Espaço Cultural da Urca)
Público-alvo: Educadores (as) da Rede Pública Municipal de Ensino
Tema: “Caminhos literários: territórios que promovem a biografia e a obra de grandes escritores mineiros”.
Ação: Diálogo literário com escritores locais. Os escritores locais Hugo Pontes e Guilherme Teixeira conversam com os educadores sobre as obras de escritores mineiros e os caminhos literários do século XX em Poços de Caldas e em Minas Gerais.

3) 13/9 – quarta-feira
Local: Serra de São Domingos
Público-alvo: Conselheiros do CODEMA e do CONDEPHACT
Tema: “Caminhos ecológicos: rotas de preservação ambiental, patrimônio natural e turismo ecológico”.
Ação: “Serra de São Domingos: um passeio pela Paisagem Cultural e Patrimônio Ambiental de Poços de Caldas” A atividade prevista será uma visita à Serra de São Domingos (Parque do Cristo), com formato de vivência. O roteiro tem o objetivo de conceituar e apresentar a diversidade e atributos da Paisagem Cultural e Patrimônio Ambiental de Poços de Caldas, da Unidade de Conservação e sua diversidade. Serão abordados os temas Monumento e Parque Natural, Unidade de Conservação, Paisagem Cultural, Patrimônio Ambiental Urbano, Educação para o Patrimônio e a Educação Ambiental para a Conservação. O roteiro parte da Estação do Teleférico percorrendo o Parque do Cristo com seus atrativos, logradouros turísticos, espaços tombados, o parque natural e sua biodiversidade, o monumento natural e o patrimônio construído.

4) 14/9 – quinta-feira
Local: Museu Histórico e Geográfico
Público-alvo: Educadores (as) da Rede Pública Municipal de Ensino
Tema: “Caminhos de batalhas: territórios marcados por combates militares e diferentes tipos de conflitos armados”.
Ação: Palestra sobre a revolução de 1932.
O professor de história Yuri de Almeida Gonçalves fará uma abordagem para educadores sobre a história da revolução de 1932, que marcou a divisa dos dois Estados: Minas Gerais e São Paulo, sendo significativa para o município de Poços de Caldas, pois houve acampamento militar no local que ficou conhecido como “Ponto da Cascata”, no Marco Divisório. Pretende-se uma reflexão sobre a economia e as questões políticas da época.

5) 15/9 – sexta-feira
Local: Saída do Museu Histórico e Geográfico
Público-alvo: Moradores e turistas
Tema: “Caminhos imaginários: lendas, folclore, causos e contos misteriosos, histórias fantásticas, personagens míticos”.
Ação: Companhia Teatral: Monteiros e Lobatos apresenta: “Histórias, causos e lendas sulfurosas.”
Com pesquisa histórica de Clisthenis Betti, o roteiro tem início no Museu Histórico e Geográfico, quando um ator caracterizado como Coronel Agostinho recepciona as pessoas na parte exterior do que foi o casarão da família. Em seguida, a trupe segue para o Espaço Cultural da Urca, com um percurso guiado pelos fundos do Teatro Benigno Gaiga. Na sequência, o grupo visita o Parque José Affonso Junqueira e a Praça Pedro Sanches, onde os próprios homenageados contam suas histórias. A encenação segue pelas Thermas Antônio Carlos até o Calendário Floral. Baseado nas pesquisas de Nilza Botelho Megale, em sua obra “Memórias Históricas de Poços de Caldas”, o passeio acaba na Fonte Pedro Botelho, que teria sua origem em uma lenda diabólica, ligada ao cheiro de enxofre das águas quentes, sendo este o ponto principal da apresentação.

6) 18/9 – segunda-feira
Local: Travessa Manoel Dias Simões
Público-alvo: Moradores e turistas
Tema: “Caminhos de religiosidade: manifestações e práticas religiosas presentes no estado”.
Ação: “Percurso da Santa Cruz – Inauguração da Escadaria”
Inauguração da escadaria que substitui o funicular e reconstrói o caminho que leva da Travessa Manoel Dias Simões, no centro da cidade, até a Capela de Santa Cruz, um dos bens tombados mais antigos do município, sendo o local que marca o início das manifestações religiosas e culturais da Festa de São Benedito de Poços de Caldas.