Workshop de gestão pública aborda desenvolvimento socioeconômico

Evento do Sebrae aconteceu na sede da Sedet

O Sebrae, com apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, sediou o workshop “Desenvolvimento Territorial Sebrae” voltado à gestão pública. O consultor do Sebrae, Tiago Pareto, apresentou o Programa ATS – Agente Territorial Sebrae, que reúne dados setoriais e sugere ações para os segmentos nos quais o município mais precisa investir ou incentivar.

O workshop contou com a participação ativa de diversos profissionais e representantes da gestão pública, todos engajados em buscar soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo município. O foco da apresentação foi o Programa ATS – Agente Territorial Sebrae, que se revela como uma ferramenta poderosa na busca por embasar decisões com dados setoriais sólidos e, a partir disso, sugerir ações concretas para discussões os segmentos que discutem investimentos e incentivos específicos.

O destaque foi além das informações técnicas compartilhadas. Ele se insere em uma abordagem maior, o Programa Cidade Empreendedora, que visa trabalhar em conjunto com o poder público para que este se torne não apenas um mero executor de políticas, mas sim um agente transformador. A ideia central é que a administração pública atue como facilitadora e fomentadora do desenvolvimento, alinhando seus processos e serviços às demandas da agenda de progresso.

Um dos resultados mais significativos dessa abordagem é o estímulo à cooperação entre os diversos setores da economia local. Ao promover o equilíbrio e a inclusão, o programa busca criar um ambiente propício para a colaboração no mercado, onde empresas de diferentes portas possam interagir e se fortalecer mutuamente. Além disso, o programa busca fomentar a formação de um capital social robusto, ou seja, uma rede de relacionamentos e conexões entre os agentes locais, capaz de sustentar o processo contínuo de desenvolvimento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura, Franco Martins, expressou satisfação com o evento e ressaltou a importância de estruturar ações com estratégias bem definidas e planejamento cuidadoso. “É um trabalho muito bacana que pode alavancar ainda mais o desenvolvimento de Poços de Caldas. É muito importante estruturar ações com estratégias e planejamento para alcançar melhores resultados para o desenvolvimento da cidade.”

O workshop “Desenvolvimento Territorial Sebrae” reforça a importância do desenvolvimento socioeconômico alinhado com uma gestão pública atuante, mas também atraiu os presentes a se engajarem ainda mais na construção de uma cidade mais próspera, inclusiva e colaborativa, contribuindo para o crescimento contínuo e sustentável de Poços de Caldas.

Tema foi  “Desenvolvimento Territorial Sebrae” voltado à gestão pública