Fabricação de produtos lácteos - CAMPOS/POÇOS DE CALDAS

Agro Publicado em 18 de Janeiro de 2021 - by: prefeitura de Poços de Caldas

Curso de Fabricação de Produtos Lácteos foi realizado na sede dos "Doces da Roça".

De 15 a 17 de dezembro de 2020, na sede dos “Doces da Roça” foi realizado pela Emater em parceria com a SMDET e o Serviço de Inspeção Municipal, no Bairro Rural dos Campos, o curso "Fabricação de Produtos Lácteos." O curso foi ministrado pela Extensionista de Bem Estar Social, Analice Rodrigues, com carga horária de 16 horas e meia, atendeu 7 participantes (sendo 6 deles agricultores familiares) e trabalhou receitas de queijos tradicionais e iogurtes. O curso contou com conteúdo teórico envolvendo Boas Práticas de Fabricação - sanitização de equipamentos, higiene do manipulador e do ambiente, Manual de Boas Práticas, noções básicas de rotulagem, dicas de refrigeração, tipos de queijos, ações dos fermentos e principais defeitos em queijos. Tivemos a participação da veterinária do SIM - Poços de Caldas, Juliana, que orientou quanto às normas de certificação dos produtos de origem animal através do Serviço de Inspeção Municipal. Na prática fizemos: Queijo Minas Frescal, Minas Padrão, Muçarela, Queijo Minas Artesanal, Ricota, Iogurte, Bebida Láctea, Bebida Láctea Achocolatada e Requeijão. Os participantes também aprenderam a pasteurização lenta do leite e fazer salmoura.
Contamos com a presença do Secretário Municipal Sr. Thiago P. Mariano, do Coordenador da Divisão de Fomento Agropecuário, Sr. Marcelo Munhoz e do Técnico Agrícola Sr. Joaquim.