Equipe da Sedet participa de reunião com instituições credenciadas para os cursos técnicos gratuitos do Trilhas de Futuro

geral Publicado em 31 de Agosto de 2021 - by: Prefeitura de Poços de Caldas

Reunião aconteceu na última segunda-feira, entre Sedet e instituições credenciadas para os cursos técnicos gratuitos do Trilhas de Futuro

A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – SEDET, participou na última segunda-feira, 23, de uma reunião para discutir o direcionamento do Programa Trilhas de Futuro, instituído pelo Governo do Estado de Minas Gerais para qualificação de mão de obra.
Conforme explicado pelo Agente de Relações com o Mercado da Fiemg, Ronaldo Ciofi Junior, por meio do Trilhas do Futuro serão oferecidos diversos cursos técnicos gratuitos na unidade do Senai e do Senac de Poços de Caldas. “O projeto é uma iniciativa do Governo de Minas e tem como objetivo ofertar, gratuitamente, aos jovens cursos técnicos de formação profissional, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise das nossas instituições” pontuou Ronaldo.
Para a coordenadora de Fomento à Indústria e Comércio da SEDET, Diva Funchal, este programa é essencial neste momento da economia “Desde o início do Plano de Retomada Econômica a Prefeitura está trabalhando para manter e aumentar as vagas de emprego, mas é preciso também preparar a mão de obra, a qualificação é fundamental” destacou Diva. A coordenadora salientou a importância das parcerias do Governo estadual e municipal e as instituições.
As oportunidades de formação profissional são em áreas como eletrotécnica, enfermagem, vendas, edificações, mecânica, entre outros. E os jovens devem ficar atentos: as inscrições poderão ser feitas de 20 de agosto a 02 de setembro , no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br ou no SENAI e no SENAC.
Poderão se inscrever para as vagas dos cursos técnicos, estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio e também jovens que já concluíram o ensino médio.
Não há limite de idade para concorrer às formações profissionalizantes, mas é importante que o candidato tenha conhecimento dos critérios e da ordem de prioridade e desempate na seleção das vagas. No momento da inscrição é preciso fornecer informações como nome completo, data de nascimento, endereço, CPF, nome da mãe/pai ou responsável legal, escolaridade, entre outras.