Ações educativas marcam Semana Nacional do Trânsito

Blitz educativa orienta motoristas

Segue até o dia 25 de setembro, Dia Nacional do Trânsito, a programação da Semana do Trânsito em Poços de Caldas. As ações tiveram início na última terça-feira (18), com o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres sobre o papel de cada um na redução de acidentes e na construção de um trânsito mais seguro e saudável.

A programação incluiu blitz educativa e palestras para motoristas, além de ações na área central. “Não estamos realizando atividades punitivas, mas sim de orientação. Dentro da Semana do Trânsito, trabalhamos para conscientizar os motoristas sobre a importância de se respeitar a faixa de pedestre e os limites de velocidade, por exemplo”, destaca o secretário municipal de Defesa Social, Marcos Tadeu Sala Sansão. “Grande parte dos problemas no trânsito, como acidentes e mortes, acontece por imprudência e falta de respeito do motorista ou do pedestre”, enfatiza.

Segundo o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Rafael Tadeu Conde Maria, na blitz educativa os condutores estão sendo alertados sobre a importância do uso do cinto de segurança, da não utilização do celular ao volante e também sobre a preferência para os veículos de emergência. “É um trabalho preventivo e de orientação para que possamos construir uma educação para o trânsito e melhores motoristas para a nossa cidade”, ressalta.

No dia 22 de setembro, Dia Mundial sem Carro, será realizada mais uma edição do projeto “Rua Viva”. O trânsito ficará fechado para os veículos na rua São Paulo, entre a rua Assis e a Praça Pedro Sanches, como várias atividades para o público. O Dia Mundial sem Carro tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. Na mesma data, o Demutran realiza uma impactante ação local dentro da Semana Nacional de Trânsito, a campanha “Só um minutinho”, na rua Assis Figueiredo.

Ações vão até 25 de setembro, Dia Nacional do Trânsito