Você está em:

Atividades especiais reúnem grupos de gestantes e de convivência na UBS Dom Bosco I

Artesanato foi a programação principal do grupo de convivência este ano

Ao longo do ano, além das consultas e dos atendimentos médicos, diversas atividades são realizadas nas unidades básicas de saúde com o objetivo de gerar vínculos entre as equipes e a comunidade e consequentemente, promover prevenção e qualidade de vida. Dentro deste princípio, cada unidade é livre para definir ações, de acordo com o perfil do público atendido. Na semana passada, dois encontros finalizaram grupos realizados em 2018, na UBS Dom Bosco I.

Grupo de Gestantes

Na quinta, 20, a confraternização foi com as gestantes que participaram nos últimos meses de conversas com a equipe multidisciplinar do Nasf Leste, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família, abordando aspectos ligados à nutrição e amamentação, psicologia, fisioterapia e educação física. “Gostei muito, é sempre bem interessante e tira as nossas dúvidas”, elogiou, prestes a entrar no sexto mês da espera de Miguel, a mamãe de primeira viagem, Elisabeth da Costa Reis, 35, auxiliar de suporte. Junto com outras grávidas, ela participou da atividade que incluiu entrega de brindes e café da manhã especial.

Grupo de Convivência

Na sexta, 21, foi a vez da confraternização do grupo de convivência que em 2018 teve o artesanato como atividade principal. A turma organizou um amigo secreto e os presentes trocados foram peças de artesanato feitas pelos próprios participantes. Bordado, crochê, trico e pintura foram algumas lições praticadas durante os encontros. Os resultados foram tão satisfatórios que o grupo continua no ano que vem e uma das participantes desta turma, será instrutora na próxima. “Pra mim foi ótimo e até ficou combinado que vou ensinar as meninas a fazer bonecos de crochê. É convívio, não me sinto sozinha e se puder ajudar o próximo então, melhor ainda”, comemorou a doceira Helena Carvalho dos Santos, 50.

Atividades em 2019

Tanto o grupo de convivência quanto o de gestantes, terão continuidade em 2019. No início de janeiro, a equipe de Estratégia de Saúde da Família do Dom Bosco I se reúne para definir as atividades oferecidas ao longo do ano. “Tem sido bastante positivo e a gente recebe um retorno muito bom da população. A gente busca exatamente isso, trazer a população para a unidade, para gerar essa aproximação e ao mesmo tempo mostrar que o nosso atendimento vai além daquele momento da dor e da doença, vem também antes, neste trabalho de prevenção”, declarou a enfermeira Aline Della Testa Rocha Garcia. “É sempre muito satisfatório ver o resultado que estas ações promovem no bem-estar dos pacientes atendidos na Atenção Básica. São iniciativas que nós reconhecemos como essenciais para o fortalecimento desta que é a porta de entrada do atendimento de saúde pelo SUS”, finalizou o secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva. Quem tiver interesse em participar das atividades, deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa para conhecer a programação.

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social