Cursos de capacitação em diferentes áreas beneficiam servidores da Saúde

Turma reunida na capacitação sobre Cuidados com o Pé Diabético

Cuidados com o pé diabético são extremamente importantes, tanto para quem sofre com as alterações e complicações ocorridas, quanto para quem quer prevenir problemas. Este foi o tema de um curso de capacitação, oferecido esta semana para servidores da rede municipal de saúde. Com duração de 16 horas, o curso abordou conceitos gerais, identificação do pé em risco, classificação das lesões e educação. “Foram dois dias de troca de experiência, com equipe multidisciplinar composta por médicos, nutricionista, fisioterapeutas e enfermeiros, entre outros profissionais. Foi um momento de aperfeiçoamento muito especial”, disse Daiana Clélia, apoiadora da Atenção Básica.

O objetivo é ampliar o acesso a práticas que promovam o autocuidado. No final de outubro, o fisioterapeuta Esequiel Trevisan fez o curso de Lian Gong, exercícios corporais com finalidade terapêutica, para a prevenção e o tratamento de dores no corpo e outros males como ansiedade, estresse, má respiração e problemas com pressão. Na próxima quarta, 19, a atividade será oferecida no Agita Saúde, evento organizado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família – Nasf Sul, no Parque Ecológico. “São movimentos simples que a gente consegue aplicar em qualquer lugar e em diferentes públicos de diversas idades. Trabalha tudo, a parte física e a mente, por meio do relaxamento”.
Também já foram oferecidas capacitações gratuitas em: CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; BLS – Basic Life Suport ou Suporte Básico de Saúde.

Nesta quinta e sexta, 13 e 14, as aulas são sobre Comunicação Estratégica em Saúde. “A divulgação das nossas ações melhorou muito mesmo com uma jornalista dedicada às nossas ações, que não são poucas. A gente vê a mudança na motivação das nossas equipes, porque o trabalho delas está aparecendo. A comunicação é essencial para nós e para o fortalecimento do vínculo com a comunidade”, avaliou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica.

Para o início de 2019 já está prevista a oferta de Yoga Nidra. As capacitações têm carga horária que variam de 12 a 24 horas, com 50 vagas em média, por turma e oferecidas pela PUC Poços, como contrapartida ao município pela implantação do curso de Graduação em Medicina na cidade. Também estão sendo disponibilizadas vagas aos servidores da Saúde, em cursos de pós-graduação: Neuropsicologia, Avaliação Psicológica, Cuidados Paliativos e Terapia de Dor, são algumas das opções.

“Este é um compromisso da gestão municipal desde o início, de capacitar e valorizar os servidores. Esta parceria com a PUC tem nos possibilitado fazer isso e com muita qualidade, segundo relatos dos próprios servidores que estão participando dos cursos. Trazer conhecimento sobre novas práticas também beneficia diretamente os nossos pacientes, atendidos por uma equipe sempre atualizada e dinâmica”, comentou o secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva.

Além da melhora do cuidado na atenção em saúde, essa formação tem possibilitado a oferta de novos serviços pela Rede Municipal, como o Lian Gong, inserido nas unidades básicas de saúde da cidade como PIC – Prática Integrativa Complementar. Auriculoterapia, massoterapia, shantala, termalismo e reiki são outras PICs ofertadas nas UBSs, atualmente.