Mutirão de limpeza retira 10 toneladas de lixo e de entulho da zona Leste

Saúde e Serviços Públicos mais uma vez foram parceiras na ação

Embalagens vazias, entulho, pneus, móveis e eletrodomésticos inservíveis: todos estes materiais foram recolhidos no último sábado, 16, de ruas, terrenos e casas dos bairros Dom Bosco e Estância São José, na zona Leste da cidade. O mutirão de limpeza, fruto da parceria entre as secretarias de Saúde e de Serviços Públicos recolheu volume que ocupou seis caminhões, o equivalente a cerca de dez toneladas de possíveis criadouros do mosquito Aedes, transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. “Foi muito bom e até superou nossas expectativas, por conta do tempo chuvoso. Retiramos bastante pneu, bastante material inservível, a população colaborou também e consideramos este resultado muito produtivo”, afirmou o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago.

Trabalho incluiu limpeza de terrenos vagos

A dona de casa Karina Cava de Freitas, 29, separou pneus, caixas de papelão, garrafas vazias e brinquedos usados que foram levados pelo mutirão. “Meu marido teve suspeita de dengue no final do ano e passou muito mal. Estamos aguardando a confirmação do resultado, porque o primeiro exame deu negativo. É muito necessário que todos façam sua parte, porque não adianta eu fazer se o vizinho não colaborar”. Anderson Donizetti de Freitas, 39, líder de produção, se lembra até hoje dos três dias em que ficou internado. “Foi muito ruim, tive dores fortes no corpo, febre e muito mal estar. Depende da gente essa prevenção”. Já o motorista Luciano Dias de Oliveira, 51, descartou a carcaça de um aparelho de TV, no mutirão. “Todo mundo tem que fazer a sua parte e não fazer este descarte errado em terrenos vagos, para não afetar o meio ambiente e a nossa saúde”. O secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva esteve na zona Leste, acompanhando o mutirão. “Todas nossas equipes estão de parabéns por este trabalho que foi feito mesmo com o tempo ruim e debaixo de chuva. Trata-se de uma mobilização permanente que depende da colaboração da população para afastarmos os riscos de ocorrência de arboviroses no nosso município”. A ação do sábado fez parte do 4º Mutirão Regional de Combate ao Mosquito Aedes, promovido pela EPTV em parceria com as prefeituras.

População colaborou, limpando quintais e descartando materiais recolhidos pelo mutirão

Medidas de Prevenção

O trabalho permanente de combate ao Aedes inclui orientações de casa em casa e nas unidades de saúde, atendimentos de denúncias recebidas pela Ouvidoria Municipal, blitz educativas e mutirões de limpeza. Durante toda a semana passada, a Vigilância Ambiental realizou blitzs educativas com entrega de panfletos informativos aos motoristas, por meio das parcerias com as Polícias Militar, Rodoviária Estadual e Federal e a Guarda Municipal. O último LIRAa – Levantamento Rápido de Infestação do Mosquito Aedes aegypti, realizado em janeiro, comprovou 73 focos de criadouros de mosquito positivos para o Aedes. O material foi encontrado em 56 imóveis, com maior incidência nas regiões leste e centro-sul da cidade. O resultado dá um Índice de Infestação Predial – IIP, de 1,6. 75% dos focos foram encontrados dentro de residências. Já 71,3% do total de focos encontrados foram classificados como depósitos móveis e depósitos passíveis de remoção. Denúncias de terrenos sujos ou com possíveis criadouros do Aedes, podem ser registradas na Ouvidoria Municipal de Saúde, pelo 0800-283-0324. O atendimento com ligação gratuita, é de segunda a sexta, das 8h às 17h, com ligação gratuita.

Seis caminhões com embalagens vazias, entulhos, pneus, móveis e eletrodomésticos, foram retirados da área

Casos

Em 2019, a Vigilância Epidemiológica notificou 35 casos suspeitos de dengue, sendo 29 residentes em Poços e seis, de turistas a passeio pela cidade. Dois foram confirmados e 17, descartados. Dez aguardam resultado de exames laboratoriais. Os turistas receberam o primeiro atendimento em Poços e tiveram os casos encaminhados para as secretarias de saúde dos municípios de origem.