Prefeito inaugura oficialmente novas instalações do SAMU

Prefeito fez inauguração oficial, juntamente com o secretário de Saúde, a diretora do serviço e funcionários do SAMU

O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é acionado pelo 192 e atende a casos de urgência e emergência que envolvam riscos de vida, como vítimas de traumas e acidentes graves, de queda de grande altura, de insuficiência respiratória, além de mulheres em trabalho de parto, para citar alguns exemplos. São em média, 4.500 ligações recebidas por mês, o que totaliza mais de 50 mil chamados no ano. A equipe tem cerca de 80 funcionários: condutores, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, atendentes, auxiliares administrativos e de serviços gerais.

Desde o primeiro semestre do ano passado, a sede do SAMU foi transferida do prédio na Rua Pernambuco para a Rua São José, 345, onde era o almoxarifado do DME. A mudança foi feita depois que uma avaliação do Ministério da Saúde identificou uma série de problemas na sede antiga, como a falta de um local para lavagem das viaturas, após os atendimentos.

A nova sede passou por uma série de mudanças estruturais que incluíram revisão elétrica e hidráulica, adequação da cozinha e das áreas de descanso e de repouso dos socorristas, salas de coordenação e administrativo, almoxarifado, além de construção de sala de expurgo e lavador para as ambulâncias, pintura e instalação de portão eletrônico. As obras foram executadas pela empresa Escala Construções e Projetos, por meio de licitação e com custo de 60 mil reais. Também houve a aquisição de mobiliário novo para o SAMU.

Na tarde desta quarta, 14, foi realizada a inauguração oficial do espaço, pelo prefeito Sérgio Azevedo e demais autoridades. “Fiz questão de vir aqui para agradecer pelo trabalho de todos vocês. Ficamos muito felizes em poder proporcionar uma melhor estrutura de trabalho. Nós já sabemos que a estrutura do SAMU de Poços é referência para outras cidades e queremos fazer sempre mais o que puder ser feito neste sentido”, afirmou o prefeito. A cerimônia teve a presença do secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva. “Esse ato simboliza muito pra gente. São mais condições de trabalho que se revertem em um atendimento melhor da população. Parabéns a todos pelo valioso serviço prestado à comunidade”.

“Após auditoria do Ministério da Saúde, realizada no final de 2016, foi apontado que não havia espaço para as coordenações médicas e de enfermagem, para o administrativo, além de não ter também um local adequado para a lavagem das ambulâncias. O melhor local encontrado na época foi este aqui e nós nos adequamos. Agora nós temos todos os ambientes previstos na portaria 2048. No início houve resistência para esta mudança de sede mas podemos dizer que este é um local que ficou muito melhor para nós e também para o trabalho”, disse a diretora do serviço, Nair Teodora Smith Chuva. Após os discursos, foi feito o descerramento da placa. Também participaram da cerimônia, funcionários do SAMU; o diretor administrativo e financeiro da Secretaria de Saúde, Nilton Junqueira e a assessora de gabinete da Secretaria de Saúde, Sirley Sousa.

Estrutura
Além das três ambulâncias básicas e da ambulância avançada, desde janeiro entrou em circulação a motolância, com plantões diários, das 7h às 19h. O veículo já fazia parte da frota do SAMU, desde 2009, chegou a rodar por alguns meses de forma irregular, quando o Ministério da Saúde determinou a suspensão do uso. Para a volta da circulação da motolância, foi obrigatório que os condutores fizessem um curso de capacitação GMAU – Grupo de Motociclista de Atendimento as Urgências. Desde o final de 2017, o SAMU também ganhou uma base descentralizada, no Hospital da Zona Leste. Em dezembro, o serviço completa 12 anos em Poços. O SAMU também faz a regulação da ambulância do transporte sanitário que fica na UPA, para atender pacientes que têm dificuldades para se locomover, que precisam do transporte para outros atendimentos de saúde mas que não se enquadram em urgências e emergências.