Sábado tem Dia D contra sarampo e poliomielite

Salas de vacinação estarão abertas durante todo o dia

No próximo sábado, 18, todas as salas de vacinação do município estarão abertas, das 8h às 17h. O objetivo é facilitar o acesso dos pais que não podem levar as crianças durante a semana, para a imunização.

O horário especial faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo e a Campanha Estadual de Atualização da Caderneta de Vacinação, voltadas para crianças entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias de vida, independentemente da situação vacinal. Ambas as ações tiveram início no último dia 6. Em Poços, o público estimado para a Campanha é de 7.500 crianças e a meta é imunizar pelo menos 95% deste total. Na primeira semana da campanha, 12% do público foi imunizado.

“Precisamos aumentar este número, para manter a nossa população infantil protegida. Por isso, pedimos que os pais que puderem, já compareçam à sala de vacina mais próxima, com a criança e o cartão de vacinação dela. E quem tiver dificuldade de ir durante a semana, por causa dos horários do trabalho ou da creche, estaremos com salas de vacinação abertas em todas as regiões da cidade, para prestar este atendimento no sábado”, orienta Juliana Loro Ferreira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Lembrando que na zona rural, a vacinação também está sendo realizada desde a semana passada.

São duas gotinhas contra a pólio e a vacina triviral que, além de imunizar contra o sarampo, também protege contra caxumba e rubéola. No município, no primeiro quadrimestre, a cobertura vacinal contra a poliomielite era de 67%. Já no caso da tríplice viral, a cobertura era de 97% na primeira dose e caiu para 81% na segunda dose.

“Estamos com nossas equipes mobilizadas para este atendimento, porque o objetivo é evitar a circulação destes vírus e a volta destas doenças. Esperamos que todos os adultos que tenham crianças em casa, atendam ao nosso apelo e participem da campanha”, finaliza o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva. A campanha vai até o dia 31 de agosto.