Saúde mental é tema de palestra para agentes de endemias

Palestra foi na tarde desta quarta, 18

Faça chuva ou faça sol, a missão deles é levar informação e prevenção, de porta em porta. Os agentes de endemias, profissionais da Vigilância Ambiental, que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde, são os responsáveis pelas visitas domiciliares para orientação, inspeção e eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes, o transmissor de dengue, zika e chikungunya. É um trabalho de extrema importância, mas que nem sempre é bem recebido por quem está em casa. Repensar essa rotina e cuidar da saúde mental foram as propostas de um encontro, que reuniu os cerca de 80 agentes, na tarde desta quarta, 18, na sede da Associação Médica de Poços. “A reação negativa a uma tentativa de visita ou de atendimento deve ser vista como parte do trabalho, porque acontece mesmo. Isso não diz respeito a vocês ou não deve atingir vocês de forma negativa, porque não é sobre o trabalho de vocês, é mais sobre o momento da outra pessoa que preferiu não abrir a porta. Precisamos entender a forma como a gente reage às exigências da vida e a forma como harmoniza desejos, capacidades e emoções, diante dos acontecimentos. Toda pessoa pode apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida. Reconhecer nossos limites e buscar ajuda quando necessário são passos muito importantes”, orientou a psicóloga do setor de Recursos Humanos da SMS, Welles Meire Alves Cava.

Em meio ao bate-papo descontraído mas repleto de alertas sérios, a psicóloga utilizou dinâmicas para demonstrar as diversas percepções que as pessoas têm diante de um mesmo assunto ou situação e falou sobre sintomas e possibilidades de tratamento para transtornos, como de ansiedade, fobia social, compulsão e estresse. “Poder ouvir e poder falar sobre isso é muito importante pra gente prestar mais atenção nestes sinais do dia a dia e se cuidar”, comentou a agente de endemias Karina Mamede. “Essa palestra foi uma necessidade que nós levamos como demanda e é muito bom ver isso acontecendo. O pessoal do trabalho de rua absorve tudo o que aquele morador passa, seja de bom ou de ruim, porque na maioria dos casos, são anos de visita e de convívio. Para as pessoas que moram sozinhas, os agentes muitas vezes representam ‘psicólogos’, sem falar nas dificuldades diárias, então essa atenção para a saúde mental do servidor é essencial”, complementou Márcia Helena Geremias de Paula, supervisora geral do Combate à Dengue.

O secretário de Saúde Carlos Mosconi, também esteve na Associação Médica para deixar uma mensagem aos agentes de endemias. “O trabalho de vocês é fundamental para a prevenção de doenças e para a saúde pública, de maneira geral. Fico muito satisfeito em ver o envolvimento de vocês com essa participação e cumprimento também a psicóloga Meire, pela relevância deste trabalho”.

Mais encontros como este, serão promovidos também para servidores de outros setores da Saúde. Além disso, a psicóloga

Secretário de Saúde, Carlos Mosconi, também esteve presente

disponibiliza atendimento individualizado na Secretaria Municipal de Saúde, no setor de RH. “Esse é um trabalho que a gente abre hoje com essa conversa e por isso estou à disposição para atender quem precisar tirar dúvidas ou conversar”.

Atenção!

É importante lembrar que os agentes trabalham identificados com uniforme e/ou colete e também portam crachá que pode ter a apresentação solicitada pelo morador, no ato da visita. Caso a pessoa tenha receio em receber o agente de endemias por dúvidas a respeito da sua identidade, o ideal é entrar em contato com a Ouvidoria Municipal de Saúde, pelo 0800-283-0324. O atendimento com ligação gratuita, é de segunda a sexta, das 8h às 17h. O contato também pode ser feito pelo telefone da Vigilância Ambiental, que é o 3697-5977.