Secretaria de Saúde retoma cadastro para castração de animais

Além da cirurgia, animais recebem microchip, que identifica seu proprietário

Será aberto, na próxima segunda, 15, mais um cadastro para castração de animais pelo projeto Melhor Amigo, da Secretaria Municipal de Saúde. Os interessados em castrar seu gato ou cachorro, devem se dirigir ao prédio da Secretaria, localizado à rua Pará, 284. O atendimento é das 8h às 12h ou até a distribuição de 150 senhas, cota semanal para cadastro. É necessário levar RG, CPF e comprovante de residência. Nesta nova fase do programa, está prevista a realização de mais 5 mil cirurgias.

O proprietário do animal pode escolher entre as duas clínicas credenciadas para esta etapa, que têm até três meses para a realização das cirurgias e já sai do cadastro com a guia de autorização de procedimento. O cadastramento é feito na Secretaria Municipal de Saúde – Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo 3697-5977.

Lançado em dezembro de 2017, dentro do Projeto Melhor Amigo, o Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos , já realizou mais de 2.300 cirurgias, em animais da zona urbana e também da rural.

O Programa inclui além da cirurgia, a colocação de um microchip de identificação, com dados, como nome e endereço e que serão úteis para localização dos donos, caso o animal seja resgatado pelas equipes do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses.