Totalmente restaurado, parquinho Darcy Vargas é reaberto ao público

Com mais de 67 anos de existência, o parquinho Darcy Vargas continua sendo uma área de lazer muito importante para Poços de Caldas. Situado no mesmo local na área central, desde 1952, o espaço foi revitalizado e entregue à população no último sábado (25). A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, responsável pela obra, promoveu a completa drenagem do terreno, a troca integral da grama e reformou o alambrado.

Os brinquedos do parque são muito antigos e alguns datam da época da inauguração. Todos os equipamentos, foram revisados e reformados pela Divisão de Parques e Jardins. Alguns deles foram doados por Darcy Vargas, esposa do ex-presidente Getúlio Vargas, que governou o Brasil de 1951 a 1954. Mais três brinquedos novos, adaptados para o uso de crianças especiais, estão instalados no local.

O prefeito Sérgio Azevedo citou a importância de recuperar a tradicional área de lazer e lembrou que muitos dos ali presentes já brincaram naquela área de lazer. Segundo ele, essas ações não se restringem ao centro da cidade e anunciou que outros dez parquinhos em todas as regiões também serão recuperados, dentro do projeto “Nosso Bairro está de Volta”.

A primeira comunidade beneficiada será a do bairro São José, que terá a inauguração das benfeitorias na próxima sexta-feira (31), às 18h. “A próxima será o Jardim Kennedy, na zona sul, e todas as áreas receberão atenção da prefeitura, inclusive com intervenções que vão melhorar a acessibilidade,”, salientou o prefeito.

O parquinho Darcy Vargas é um marco forte na memória de grande parte da população local e de turistas. Para muitos adultos, presentes a reabertura do espaço (vereadores, dirigentes de entidades, empresários etc), a restauração resgata boas lembranças da infância, vividas no local junto com amigos e familiares. Alguns deles informaram que agora continuam indo ao local, só que para levar os filhos, netos etc.

A reinauguração contou com a presença de diversas autoridades da cidade, entre elas o presidente da Câmara Municipal, Carlos Oliveira Costa, membros da Mesa Diretora e demais vereadores. Prestigiaram o evento, ainda, secretários municipais e representantes de todos os escalões da administração pública. Elaine Dias Joaquim, filha da servidora pública (falecida), Maria Daguimar, que trabalho por mais de 24 anos no parquinho, também compareceu.

Participaram ainda da cerimônia de reinauguração do parquinho Darcy Vargas, representantes de importantes entidades da cidade como Márcio Sherman, presidente do Compede – Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Gláucia Boareto, dirigente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); e Ana Paula Tranche, presidente de Honra da Adefip.

Superação Arte e Dança
A Adefip – Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas, apresentou o projeto Superação Arte e Dança, uma iniciativa criada em 2011 que conta com a participação de crianças da instituição. O grupo, composto por meninos e meninas, apresentou o espetáculo “Dança Comigo!” com uma série de coreografias de ritmos contemporâneos. A coordenação do espetáculo é de Juliana Reis e Marcella Viana.

Fantoches e pintura facial
Foi um dia de muito movimento de crianças no parquinho, do início da manhã até à tarde. Houve projeto de pintura facial para crianças, promovido pela artista Beth Kato, e por opção livre cada menino ou menina pôde dar vida ao seu animal de estimação, super-herói ou outro personagem preferido. Ainda teve, distribuição de algodão doce e pipoca.

A jornalista, Tânia Mara, apresentou o espetáculo “Os fantoches do Ideia Fixa invadem as Praças”, projeto patrocinado pela Prefeitura. A artista distribuiu, ainda, 110 kits de higiene bucal, composto por escova e creme dental, e também livros e cartelas com adesivos, destacando a importância da cultura. Alguns itens foram doados pela empresa Piffer.