Rede Pop tem encontro sobre o trabalho em rede e ação Sesc

Nesta quarta-feira (13), foi realizado o 6º Encontro da REDE POP em 2023. Os encontros acontecem mensalmente com os equipamentos que trabalham com o público em situação de rua e em cada reunião são abordadas diferentes temáticas. Desta vez o convidado foi Allan Reginaldo Batista, psicólogo e analista de Serviços Sociais do SESC.

O SESC (Serviço Social do Comércio) é uma instituição mantida por empresários do comércio de bens, serviços e turismo com objetivo de proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores e seus familiares, bem como a comunidade em geral.

Nessa direção, o psicólogo elucidou mecanismos de parceria e troca na relação em rede, trazendo informações valiosas sobre a cooperação e contribuição mútua entre SESC e as instituições sociais. Os projetos abordados corroboram com a fomentação de diversas iniciativas essenciais a qualidade de vida, como o lazer, cultura, esporte, educação e assistência.

De acordo com Rosemir Cândido, coordenador da Casa de Passagem Travessia, tais esferas são importantes para construir a articulação em Rede. Segundo ele, foi um momento de reflexão das propostas de atividades para os atendidos, conhecendo as atribuições da Rede SESC Ação Comunitária, Programa Mesa Brasil e SESC +60, bem como somar conhecimento sobre as atividades da Unidade Operacional do Sesc em Minas Gerais.

Frisou também a importância da Roda Conversa, que visa oferecer ao grupo orientações e incentivar a participação ativa das pessoas a partir de temas/assuntos que permeiam as relações interpessoais e o cotidiano social. “A finalidade do evento é positiva no quesito de estimular os participantes a reflexão crítica do cotidiano, através do conhecimento e troca de experiências, motivando-os na busca do próprio crescimento pessoal, integração social e elevação da autoestima, além de contribuir para a transformação comportamental em busca de melhores condições de vida.”