Poços de Caldas participa do VII Encontro Mineiro dos Gestores Municipais da Assistência Social

A secretária municipal de Promoção Social de Poços de Caldas, Marcela de Carvalho, a coordenadora de Vigilância Socioassistencial do município, Maria Neves, e a gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Cíntia Bernardes, participaram do VII Encontro Mineiro dos Gestores Municipais da Assistência Social, em Belo Horizonte, na última semana.

O evento foi realizado pelo Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Estado de Minas Gerais (Cogemas-MG), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Assistência Social, e reuniu aproximadamente 400 gestores de 254 municípios, no auditório da Puc Minas, na capital mineira.

“Sem dúvida, o encontro foi muito importante para acessarmos informações de qualidade junto aos governos federal e estadual, trazendo conhecimentos relevantes para o dia a dia da secretaria, além da possibilidade de troca de experiências”, destaca a secretária municipal de Promoção Social, Marcela de Carvalho.

O objetivo do encontro foi buscar melhorias para a política da assistência social de Minas Gerais e focar no atendimento das demandas de todos os municípios, especialmente os de pequeno e médio porte, que correspondem a mais de 90% dos municípios mineiros.

Foram dois dias de programação. No primeiro dia, pela manhã, aconteceu a abertura dos trabalhos com o Painel 1 que trouxe o tema: “O Suas que queremos: Fortalecimento do Suas no Brasil em Minas Gerais”. À tarde, a programação seguiu com o painel Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único de Assistência Social – Procad Suas. Para fechar o dia, foi entregue o Selo de Responsabilidade Social a todos os municípios associados ao Cogemas.

O segundo dia seguiu com o Painel Gestão Financeira e Orçamentária no Suas. A Subsecretaria de Assistência Social aproveitou a oportunidade para oferecer suporte aos municípios com uma banca de apoio técnico, formada por representantes de todas as diretorias, a fim de sanar dúvidas dos representantes da assistência social do município.