Campanha Agosto Lilás é lançada oficialmente

A secretaria de Promoção Social em parceria com a Rede da Mulher, lançou na manhã desta quinta, 3, no Mirante do Santa Rita, a campanha Agosto Lilás, alusiva ao enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres.A campanha desenvolve, durante todo o mês de agosto, diversas atividades acerca do tema, como passeata, ações educativas e rodas de conversa com as pessoas atendidas nos serviços de saúde, educação, assistência social e instituições socioassistenciais.

Durante a abertura oficial, a delegada regional Maria Cecília Gomes Flora ressaltou que houve muitos avanços na área, mas que o caminho ainda é longo. “ Este mês completamos 17 anos da Lei Maria da Penha, essa legislação que é considerada entre as três melhores do mundo, Mas, para dar eficácia, ainda temos um caminho longo a percorrer. Aqui somos privilegiados porque a cidade conta com uma rede de proteção que poucas cidades possuem. Contamos com uma sede própria para a Delegacia da Mulher, onde implantamos um atendimento que substitui o julgamento pelo acolhimento. Contamos ainda com a Rede de Proteção à Mulher, com atuação de vários órgãos e sempre com o apoio da Prefeitura”.

A delegada regional destaca ainda que o trabalho, intensificado neste mês de Agosto, é o de levar informação às mulheres. “A violência não é apenas o soco na cara ou o chute. A violência começa de forma psicológica de forma sutil e um dos nossos papéis é levar informação para que estas mulheres possam denunciar e se defender, rompendo o ciclo de violência”.

A vereadora Regina Ciofi, representando a Câmara de Vereadores, também destacou a luta histórica das mulheres brasileiras. “É impressionante a luta que a mulher brasileira trava desde o século 19. Então precisamos cada vez mais falar sobre e criar instrumentos para defender as mulheres, porque a desigualdade ainda é muito grande. Ainda temos um longo caminho a percorrer para termos respeito e alcançarmos a igualdade de gênero”.

Citou ainda a criação da Procuradoria da Mulher, na Câmara Municipal, mais um canal de denúncia contra a violência doméstica. “Abrimos mais uma porta para que as mulheres que se sintam agredidas possam falar e serem ouvidas podendo inclusive solicitar medidas protetivas. Mais um serviço em parceria com toda a Rede da Mulher e Prefeitura, por meio da secretaria de Promoção Social”.

O lançamento oficial contou ainda com os pronunciamentos da secretária de Promoção Social, Marcela de Carvalho e do vice-prefeito Julio César de Freitas. A secretária agradeceu as parcerias para que as ações do Agosto Lilás acontecessem e também todos os parceiros na realização do trabalho de atendimento à mulher no município.

Já o vice-prefeito pregou tolerãncia zero quanto à violência doméstica contra a mulher. “Infelizmente todos conhecemos algum caso de violência e na sua forma mais contundente, o feminicídio. Não podemos ser tolerantes com o feminicídio. Poços de Caldas possui esta rede de atendimento, condição privilegiada entre os município brasileiros, mas temos muito que avançar, meu compromisso, como educador, é ter zero tolerância nesta questão de violência contra as mulheres e vamos trabalhar sempre para criarmos uma cultura de paz nas nossas famílias. Que esta campanha possa repercutir por toda a cidade para que possamos dar voz às mulheres. Contem sempre conosco do Poder Executivo para ampliar cada vez mais estas ações”.

Finalizando o evento de lançamento, houve a apresentação de esquetes teatrais pelo Círculo de Artes, momento de grande sensibilização com a demonstração de casos reais encenados pelos atores. Ao final, a música e a arte dos grupos Rolê das Minas e Rasgacêro, preencheram o espaço do Mirante do Santa Rita, colorindo a manhã com esperança de dias melhores na luta contra a violência.

Também participaram da abertura oficial os vereadores Kleber Silva e Wellington Guimarães; a delegada da Mulher, Juliane Emiko e a gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Cíntia Bernardes.

Serviços:

PAEFI Mulher

Em Poços, o Núcleo da Mulher é uma das frentes de trabalho do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, localizado na Rua Laguna, 820 – Jardim dos Estados. O CREAS funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O telefone é o 3697-2626 e WhatsApp 035 9 8871 -1158

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher Poços de Caldas
Endereço: Av. Dr. David Benedito Otoni, 527 – Jardim dos Estados. Telefone: 3712-9647. Denúncias 180.

Confira as atividades programadas para o Agosto Lilás:

03/08/23 – Abertura Oficial
Local: Mirante Santa Rita
Horário: 09 h 30 min
Atividade Cultural

Dia: 07/08/23 – Passeata
Horário: 13 h
Trajeto: Concentração Praça Pedro Sanches (coreto), vira Pernambuco –
Desce Assis Figueiredo. Parada na esquina da Prefeito Chagas para panfletagem

Dia: 08/08/23 e 09/08/23 – Roda de conversa com estudantes das escolas Municipais e Estaduais

Dia: 10/08/23 – Ação Educativa e Cultural
Esquete sobre Violência contra as mulheres;
Stands: SMPS. SMS, PM, DEAM
Local: Rua São Paulo (entre a Rua Assis Figueiredo e a Praça Pedro Sanches)
Horário: de 13 h às 16 h

Na semana de 14/8 a 18/8 – Rodas de Conversa com as pessoas atendidas nos serviços
de saúde, educação, assistência social e instituições socioassistenciais.