Dia Internacional da Igualdade Feminina: Poços celebra a data para alertar também sobre a Campanha Agosto Lilás

Em 1920, foi criada a 19ª emenda à Constituição dos Estados Unidos, que assegurou o voto feminino e a participação das mulheres nas eleições nacionais. Em 1973, 53 anos depois, o Congresso norte-americano instaurou em 26 de agosto, o Dia Internacional da Igualdade Feminina.

Em Poços de Caldas, a Secretaria Municipal de Promoção Social e a Rede da Mulher celebram a data para trazer para a pauta do dia a Campanha Agosto Lilás, que visa conscientizar a sociedade sobre o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres.

A campanha desenvolve, durante todo o mês de agosto, diversas atividades acerca do tema, como passeata, ações educativas e rodas de conversa com as pessoas atendidas nos serviços de saúde, educação, assistência social e instituições socioassistenciais.

Em Poços, o Núcleo da Mulher é uma das frentes de trabalho do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, localizado na Rua Laguna, 820 – Jardim dos Estados. O CREAS funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O telefone é o 3697-2626 e WhatsApp 035 9 8871 -1158. O serviço realiza o atendimento a mulheres vítimas de violência.

O município conta também com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, que funciona na Av. Dr. David Benedito Otoni, 527 – Jardim dos Estados. O telefone é o 3712-9647. E qualquer pessoa pode denunciar casos de violência contra a mulher, pelo Disque Denúncia 180.