Prefeitura de Poços de Caldas ressalta ações no Mês de Conscientização e Combate à Violência contra as Mulheres

A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Promoção Social, esteve empenhada em promover um mês dedicado à conscientização e combate à violência contra as mulheres. Com o apoio fundamental da Polícia Civil, Militar e diversas frentes da Rede da Mulher, uma série de ações foram realizadas para abordar esse grave problema que afeta a sociedade.

Nesse cenário, as redes sociais tornaram-se um canal crucial para divulgar informações e promover ações educativas. Através dessas plataformas, a Prefeitura está intensificando esforços para conscientizar e proteger a população, com o objetivo primordial de chamar a atenção para as diversas formas de agressão que as mulheres podem enfrentar. Seja por meio de agressões verbais, psicológicas, sexuais, patrimoniais ou morais, a população está sendo empoderada com informações explicativas sobre os diversos tipos de violência.

Ao longo do mês, foram realizadas palestras, workshops e seminários, abordando temas como relacionamentos saudáveis, igualdade de gênero, direitos das mulheres e os diversos recursos disponíveis para quem está em situação de vulnerabilidade. Além disso, a colaboração entre diferentes setores da sociedade, incluindo as forças de segurança, ressalta a importância de uma abordagem integrada no enfrentamento desse problema.

Para encerrar o mês fica a reflexão: “A vida recomeça quando a violência acaba”. Essa mensagem não apenas encoraja as mulheres a denunciarem abusos, mas também enfatiza a necessidade de uma sociedade que apoie, proteja e respeite todas as pessoas, independentemente do gênero.

Segundo a secretária de Promoção Social, Marcela Carvalho, é preocupante observar que Minas Gerais ocupa uma triste posição de terceiro estado com mais ligações pedindo socorro por violência doméstica no Brasil em 2022, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. As estatísticas mostram um aumento nas ligações para o número de emergência 190, com 31.908 chamadas relatando casos de violência, em comparação com os 25.156 registrados em 2021. “A Prefeitura de Poços de Caldas reforça que a conscientização e ações de combate à violência contra as mulheres não devem ser restritas por um único mês, mas devem ser contínuas ao longo do ano. A denúncia é uma ferramenta poderosa, e todos são incentivados a denunciar situações de abuso e violência, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais segura e justa para todos e continuaremos na luta por essa causa.”

Em Poços, o Núcleo da Mulher é uma das frentes de trabalho do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, localizado na Rua Laguna, 820 – Jardim dos Estados. O CREAS funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O telefone é o 3697-2626 e WhatsApp 035 9 8871 -1158. O serviço realiza o atendimento a mulheres vítimas de violência.

O município conta também com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, que funciona na Av. Dr. David Benedito Otoni, 527 – Jardim dos Estados. O telefone é o 3712-9647. E qualquer pessoa pode denunciar casos de violência contra a mulher, pelo Disque Denúncia 180.

NÃO SE CALE. DENUNCIE! SUA VIDA, IMPORTA!
DISQUE 180