Dia da Luta da Pessoa com Deficiência: Poços de Caldas Promove Mobilização pela Inclusão

Na tarde desta quinta-feira(21), aconteceu uma mobilização em comemoração ao Dia da Luta da Pessoa com Deficiência. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social, em parceria com o Conpede (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), Procon, Demutran (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte), CIDEP (Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência) e as instituições que compõem a Rede da Pessoa com Deficiência: APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), AADV (Associação de Apoio ao Deficiente Visual), Adefip (Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas) e Instituto A, realizado pela primeira vez com ações abertas à população.

O evento teve como objetivo principal sensibilizar a comunidade local para a importância da inclusão e promover a conscientização sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência.

O mês de setembro é um período especial para celebrar a importância da luta da pessoa com deficiência, culminando no Dia da Luta da Pessoa com Deficiência, realizado em 21 de setembro. Esse dado, conhecido como “Setembro Verde”, é mais do que apenas um marco no calendário, ela representa um compromisso contínuo com a inclusão, a conscientização e a valorização das pessoas com deficiência em nossa sociedade.

Vivências Sensoriais e Inclusão em Destaque

Um dos pontos altos da mobilização foram as vivências sensoriais oferecidas pelas instituições AADV (Associação de Apoio ao Deficiente Visual), Adefip (Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas) e Instituto A, que proporcionaram uma experiência única aos participantes. Os visitantes vivenciaram situações cotidianas com as quais pessoas com deficiência lidam diariamente, como o uso de cadeira de rodas, vendas nos olhos para simular a cegueira, entre outras atividades.

A colocação de cadeiras de rodas em vagas comuns de estacionamento, acompanhadas de plaquinhas com a mensagem “Nem por 1 minuto essa vaga é sua”, conto com o apoio do DEMUTRAN, e serviu como um poderoso lembrete do respeito que todos devem ter pelas vagas destinados a pessoas com deficiência.

Além disso, foram disponibilizados equipamentos esportivos adaptados, como bolas com guizos e outros dispositivos para esportes praticados por pessoas com deficiência, permitindo que todos pudessem experimentar a diversão e os desafios dessas atividades inclusivas.

Informação e Conscientização

A mobilização também contou com a distribuição de panfletos informativos e a exibição de faixas que destacavam a importância da inclusão e da igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência. Essas iniciativas visavam divulgar informações essenciais sobre os direitos e necessidades das pessoas com deficiência, bem como promover uma reflexão sobre a importância da acessibilidade e da empatia.

Banda da APAE: Celebrando as Diferenças

Para abrir o evento, a Banda da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Poços de Caldas se apresentou, tocando músicas que destacam a importância das diferenças e da acessibilidade. Uma apresentação emocionante ressaltou como a inclusão e valorização das habilidades de cada indivíduo são fundamentais para construir uma sociedade mais justa e acolhedora.

Segundo a secretária de Promoção Social, Marcela Carvalho, o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência em Poços de Caldas foi marcado por uma mobilização exemplar. “Buscamos promover a inclusão, sensibilizar e valorizar as pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida. Mediante ações práticas, vivências sensoriais e conscientização, a cidade de Poços de Caldas busca uma mais sociedade mais inclusiva e igualitária.”