II Seminário da Pessoa Idosa em Poços de Caldas debate políticas públicas e envelhecimento

Nesta sexta-feira (20), o Espaço Cultural da Urca foi palco do II Seminário da Pessoa Idosa, uma iniciativa do Conselho Municipal do Idoso e da Rede Intersetorial dos direitos da Pessoa Idosa, que conta com profissionais da Secretaria Municipal de Promoção Social, da Secretaria Municipal de Saúde, da política de educação e de instituições parceiras que atuam nas políticas públicas para pessoas idosas.

O evento teve como tema central “Políticas Públicas e Envelhecimento – Os Desafios da Intersetorialidade na Garantia de Direitos à Pessoa Idosa”. A abertura contou com apresentações do Projeto Florescer, Projeto Ativaidade, APHAS e AMAS. O objetivo principal do seminário foi ampliar o conhecimento dos profissionais e da comunidade sobre as complexidades do envelhecimento na contemporaneidade.

Os debates promoveram o desenvolvimento de políticas públicas eficazes que assegurem os direitos dos idosos, bem como promovam seu protagonismo na sociedade. A programação do seminário incluiu palestras temáticas que abordaram questões essenciais relacionadas ao cuidado e proteção da pessoa idosa. Além disso, foram apresentadas experiências e pesquisas realizadas na busca pela garantia de um envelhecimento saudável e ativo para a população local.

O evento tem papel crucial na sensibilização da sociedade para a importância das políticas públicas direcionadas aos idosos. A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Suelen Bravo Machado, destacou a relevância do evento, afirmando que “o seminário é voltado para os profissionais que atuam no planejamento público e execução de políticas para pessoas idosas, assim como estudantes e todos que se interessam pela temática, e visa debater os mecanismos de garantia dos direitos dos idosos, de maneira intersetorial”.

Durante o seminário, a secretária de Promoção Social, Marcela de Carvalho, anunciou investimentos relevantes para a área. “A cidade contará em breve com três centros dia, beneficiando mais de 200 idosos, de todas as regiões. Além disso, está em negociação o Centro de Referência do Idoso, que trará muitos benefícios para esta parcela da população”, informou.

O vice-prefeito, Júlio César de Freitas, também enfatizou a necessidade crescente de políticas públicas externas para o envelhecimento. “A partir do momento que nascemos, começamos a envelhecer e precisamos ter cada vez mais políticas públicas para pensarmos neste processo do envelhecimento”, afirmou. Ele ressaltou a importância da criação de um ambiente propício para que os idosos vivam com dignidade e se sintam valorizados em sua comunidade.

Rodrigo Reis, coordenador regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), enfatizou a importância da colaboração contínua entre o município e o estado para o desenvolvimento da comunidade idosa. Ele expressou seu apoio às iniciativas locais e destacou a necessidade de ampliar e implementar novas políticas que beneficiem os idosos, permitindo-lhes envelhecer de maneira saudável e ativa.