UPA PARTICIPA DE PROJETO HCOR

Nesta sexta-feira (17), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) recebeu a visita da apoiadora regional Danieli Gatto, que veio para uma reunião de alinhamento de processos com a equipe multiprofissional da unidade. Com a conclusão da reforma da UPA, o local vai contar com uma sala com o aparelho de eletrocardiograma do HCor, em frente as triagens, o que irá facilitar a realização do exame e diminuir o tempo da entrada do paciente até a consulta, que garante mais segurança aos usuários e agilidade da identificação das síndromes coronarianas aguda.

O projeto Boas Práticas oferece apoio às instituições públicas no desenvolvimento de estratégias e intervenções voltadas à melhoria da qualidade assistencial e segurança do paciente, com ênfase na realização do exame para diagnóstico do IAM e Arritmias Cardíacas em um tempo reduzido, o laudo de eletrocardiograma. Além disso, a iniciativa promove a capacitação de médicos plantonistas, por meio de teleconsultorias e sessões de aprendizagem virtual, para a realização do laudo e apoio à decisão clínica dos profissionais, favorecendo o fluxo de atendimento mais ágil no SUS.

A UPA participa do projeto há 11 meses, e dentro deste período, foram diagnosticados mais de 100 usuários com síndromes cardiovasculares graves, que no tempo médio de 18 minutos desde a admissão, já estavam recebendo o protocolo medicamentoso para síndrome coronariana aguda. O projeto poderá ser renovado por mais 12 meses.

A iniciativa atua na realização de laudos qualificados de ECG, analisados 24h por dia e em até 10 minutos a partir de seu recebimento, apoio à decisão clínica por meio da segunda opinião médica para os casos sugestivos de Infarto Agudo do Miocárdio e Arritmias, avaliação de desfecho clínico após 48 horas da realização do exame, bem como na qualificação profissional e melhoria dos processos assistenciais por meio das Sessões de Aprendizagem Virtual e Implementação das Diretrizes Assistenciais em Cardiologia.

As doenças cardiovasculares são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de morte em todo o mundo. Entre as doenças cardíacas mais comuns, destaca-se o infarto agudo do miocárdio (IAM), responsável por ocasionar cerca de 360 mil mortes anuais somente no Brasil.