No último sábado (18) aconteceu o 1º Festival de Xadrez, realizado pela Secretaria Municipal de Esportes, no ginásio Moleque César, na Cascatinha. O evento teve um torneio entre os estudantes do projeto local que incentiva a prática do esporte e também uma partida simultânea com o grande mestre internacional de xadrez, Henrique Mecking, o Mequinho.
Ele esteve em Poços de Caldas especialmente para o desafio e enfrentou 15 jogadores ao mesmo tempo, entre eles, o prefeito Sérgio Azevedo. O mestre enxadrista venceu 14 partidas e empatou com o estudante Lucas Matos.
“Foi uma experiência incrível jogar xadrez com Mequinho aqui na cidade. Apesar de não ser um especialista no jogo, foi uma oportunidade única de participar e prestigiar a vinda dele. Muitos enxadristas das escolas locais estavam envolvidos, graças ao nosso projeto de xadrez nas escolas”, comentou o prefeito.
O secretário de Esportes, Fernando Henrique dos Santos, comemorou o sucesso da primeira edição do festival e garantiu uma nova edição para o ano que vem. Ele disse também que o projeto municipal de xadrez nas escolas deve ser ampliado. “Os alunos gostaram muito torneio. Teve uma participação bacana. Sobre o projeto nas escolas, vamos expandir no ano que vem para outras idades e em mais outras escolas, com o intuito de melhorar e o relacionamento cognitivo intelectual das crianças”, disse.
Nas redes sociais, Mequinho destacou a vinda a Poços de Caldas. “Um momento especial da simultânea foi a participação do prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Antônio Carvalho de Azevedo, que demonstrou seu apoio aos esportes, especialmente ao xadrez. O prefeito não apenas prestigiou o evento, mas também participou do desafio, evidenciando seu comprometimento com a promoção do esporte na cidade.”
Em Poços, o projeto de xadrez nas escolas é coordenado pelo professor Willian Silva. Ele falou sobre a participação do mestre de xadrez no festival. “O evento foi realmente empolgante e singular. Mequinho é uma figura extraordinária na história do esporte no Brasil e no mundo. Mequinho não apenas é um mestre no tabuleiro, mas também um ícone que contribuiu significativamente para a popularização e prestígio do xadrez no Brasil. Fico grato por ter sido parte desse momento memorável”, disse.