Você está em:

Poços sedia 5º Encontro de Guardas Municipais Femininas de MG

Encontro reuniu representantes de 21 cidades

 

Poços de Caldas sediou, hoje, 7, a quinta edição do Encontro de Guardas Municipais Femininas de MG, no auditório do Hotel Minas Gerais. Coordenado pela GCM local, o evento congrega 73 representantes de 21 cidades de Minas, São Paulo e também do Rio de Janeiro, discutindo assuntos pertinentes à categoria, como a evolução das GCMs, violência contra a mulher, prevenção à criminalidade e a importância do efetivo feminino na segurança pública.

Durante a abertura do evento, o prefeito Sérgio Azevedo destacou a importância das Guardas Municipais para a segurança nos municípios, reconheceu que é necessária a adequação do efetivo ao número de habitantes, o que deverá ser feito gradativamente a partir do próximo ano, com a realização de concursos. Ressaltou o trabalho desenvolvido pelas mulheres dentro da GCM e também a questão da falta de repasses de recursos federais para que os municípios possam manter suas corporações.

A questão foi levantada pelo GCM Eliel Miranda, de Paulínia e vereador em Santa Bárbara d’Oeste, ao se dirigir ao prefeito ressaltando as dificuldades dos municípios no orçamento para a manutenção das GCMs. “Embora tenha sido criado o Fundo Nacional de Segurança, não existem repasses para os municípios. Os recursos são destinados para os governos federal e estadual. Temos que trabalhar para mudar esta realidade”.

Já o secretário municipal de Defesa Social, Rafael Tadeu, salientou a parceria com a Câmara de Vereadores de Poços e também do prefeito, no apoio às iniciativas referentes à segurança municipal, em especial à GCM. Disse ainda que tudo caminha para que as GCMs se tornem Policias Municipais. “Essa é a tendência no Brasil. A realidade é que a cada dia as polícias têm diminuído o seu efetivo e os municípios têm investido em suas guardas civis municipais”. O secretário agradeceu às guardas femininas da corporação pelo empenho na organização do evento e no trabalho do dia-a-dia e anunciou que a próxima missão será a realização de um encontro nacional das GCM para o ano de 2025.

Além das autoridades já citadas, também estiveram presentes à abertura do evento, a delegada regional de Polícia Civil Maria Cecília Gomes Flora, o vice-prefeito Julio Cesar de Freitas, o presidente da Câmara, Douglas Souza; a vereadora Regina Ciofi, a vice-prefeita de Santa Barbara de Minas,Dionir Rodrigues; e o comandante da GCM Poços Marcelo Gavião Bastos.

 

A Subinspetora Kátia dos Santos, de Niterói, foi uma das palestrantes. Ao seu lado, a GCM de Poços, Inez, organizadora do evento.

Força feminina

O 5º Encontro de Guardas Femininas em MG teve como tema ‘Profissionais femininas ocupando seu espaço’, que norteou a maioria das palestras do evento, mas teve destaque especial na palestra que abordou ‘A Importância do Efetivo Feminino Na Segurança Pública’, pela Subinspetora Kátia Silene Bastos dos Santos – GCM de Niterói (RJ). Segundo a palestrante, este evento é um marco. Iniciou na Bahia e está se espalhando pelo país. “São momentos que nos trazem muitos conhecimentos . São relatos de mulheres que passaram a compor as guardas municipais de sua cidade e romperam barreiras, em funções antes ocupadas apenas pelos homens. Elas romperam barreiras, e ainda hoje lutam contra o machismo e são o diferencial dentro das corporações.

Ainda de acordo com a subinspetora, os encontros são momentos de busca de conhecimentos, de novas experiências e projetos de sucesso que poderão ser implementados em seus municípios. As mulheres têm que saber o valor delas e que se nos unirmos somos mais fortes e juntas somos invencíveis”.

 

A GCM Dulce Aparecida Inez, da comissão organizadora do evento em Poços pontuou uma experiência já desenvolvida em outras cidades, que é a Patrulha Maria da Penha, que atua em ocorrências de violência contra a Mulher. A patrulha é formada por guardas civis femininas e prestam atendimento diferenciado a estas vítimas, num trabalho em conjunto com as delegacias de polícia civil e as secretarias de Promoção Social. Para Inez, que já participou de diversos encontros das guardas femininas, a tendência é que Poços também tenha essa patrulha, trazendo mais um benefício para a população e em especial às mulheres.

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social