Poços Promove Jovem e Poços Promove Mulher realizam solenidade de formatura

Será realizada nesta terça-feira (6), a solenidade de formatura da 8ª turma do Curso de Capacitação Poços Promove Jovem e da 3ª turma do Poços Promove Mulher. A cerimônia conjunta ocorre a partir das 19h, no Cenacon. Na oportunidade, receberão seus certificados 47 adolescentes e jovens do Poços Promove Jovem e 7 mulheres do Poços Promove Mulher.

Na sua 8ª edição, o Poços Promove Jovem é um curso de capacitação desenvolvido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, em parceria com a Associação Criança Feliz, que tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, visando sua integração ao mundo do trabalho. Esta capacitação busca propiciar um espaço de autoconhecimento, que favoreça a identificação das capacidades e potencialidades desses adolescentes e jovens, estimulando a construção de um projeto de vida.

São realizadas atividades que favorecem a ampliação do universo informacional deste público, sobretudo no que se refere a questões afetas à organização social do trabalho e que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e profissional, por meio do treinamento de competências comportamentais como: proatividade, empatia, automotivação, responsabilidade, habilidades sociais, habilidades para trabalho em equipe, dentre outras necessárias para sua integração no mundo do trabalho.

O curso é realizado duas vezes por semana, segundas e quartas-feiras, nos períodos de manhã e tarde. São realizados nos espaços concedidos pelas instituições: SOS (Serviço de Obras Sociais) e Casa do Caminho. Nesta oitava edição, 47 adolescentes e jovens concluíram a formação. O público atendido foi encaminhado pelos serviços da Secretaria de Promoção Social, como CRAS, CREAS e instituições de acolhimento de crianças e adolescentes.

Poços Promove Mulher
Em sua 3ª edição, o Poços Promove Mulher tem o objetivo capacitar e propiciar o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, visando sua integração ao mundo do trabalho. Os encaminhamentos deste público são realizados pelos CRAS, CREAS, Centro Pop e Serviços de acolhimento institucional.

No curso foram trabalhados os seguintes temas: Autoconhecimento e autoestima; Papel social da mulher; Comportamentos essenciais no ambiente de trabalho; Elaboração de currículos; Participação em entrevistas; Noções de informática e Elaboração de um projeto de vida.