Nesta segunda-feira(19), a Santa Casa de Poços de Caldas, completa 119 anos de existência e inicia a contagem regressiva para os seus 120 anos. Para comemorar a data, foi realizado uma solenidade na manhã de hoje, no Palace Hotel, em parceria com a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e com o Departamento Municipal de Eletricidade (DME), onde foi lançada a campanha Santa Força, que permite a população poços-caldense fazer doações para o Hospital através da conta de luz.
Formaram a mesa durante a solenidade o prefeito Sérgio Azevedo, o vice-prefeito, Júlio César Freitas, a provedora da Santa Casa, Célia Maria de Souza, o vice-provedor da Irmandade, Marcos de Carvalho Dias, o secretário de Saúde, Thiago Mariano, o secretário adjunto de Saúde, Carlos Almeida, além do vereador Ricardo Sabino, representando o Poder Legislativo. O evento contou também com a participação de vários secretários municipais, empresários locais e funcionários do Hospital.
Quem abriu a solenidade foi o vice-provedor da Santa Casa, Marcos de Carvalho Dias que, após dar boas-vindas ao público, mostrou o belo livro de atas do Hospital que conta toda a história da Irmandade desde 1905. Marcos falou também da importância do lançamento do projeto Santa Força.
“Para comemorar o aniversário do Hospital, nós fizemos essa parceria com a Prefeitura e o Departamento municipais de Eletricidade para que a população possa contribuir com o engrandecimento da Santa Casa. Então, através da sua conta de luz, todos os poços-caldenses poderão fazer a sua doação, de qualquer valor, que será descontado mensalmente na conta de luz e o DME vai transferir esse dinheiro diretamente para a Santa casa”, explica Marcos.
Após a fala do vice-provedor, foi apresentado ao público um vídeo institucional produzido em uma parceria da DNA produtora e da agência Grua 360. O evento continuou com o diretor técnico da Santa Casa, Renan Vicente Braga, que falou um pouco das conquistas da Santa Casa dos últimos meses e seguiu com o publicitário Billy Queiroz, da agência Grua 360, parceira da Santa Casa no projeto, que mostrou detalhadamente os caminhos e os objetivos do Santa Força a partir de agora.
Quem também teve a palavra, como não poderia deixar de ser, foi o presidente do DME Participações, José Carlos Vieira, que lembrou que as doações na conta de luz já existiam, porém, com uma roupagem diferente do que é hoje.
“Esse programa já existiu no passado, mas tinha um prazo de duração. Neste caso não, uma vez que o consumidor entrar neste programa, a gente só vai parar de fazer esse desconto na conta de energia elétrica e repassar o dinheiro para Santa Casa caso ele procure o DME e pedir para cancelar. Então, a gente acredita que, com isso, vamos dar condições para que a Santa Casa melhore e consiga o equilíbrio financeiro das suas contas. Essa é nossa ideia”, afirma o presidente do DME.
Quem encerrou a solenidade foi o prefeito Sérgio Azevedo que foi um dos grandes incentivadores do projeto Santa Força. “É muito importante, a Santa Casa é um patrimônio de nossa cidade e cabe a nós moradores viabilizarmos para que ela possa estar prestando um melhor serviço sempre, em boas condições. Todo mundo sabe que nosso SUS não cobre todas as despesas, por isso, a Santa Casa historicamente está sempre em dificuldades, mas, se houver união, as pessoas procurarem cada um contribuir, com o mínimo que seja, dentro de suas possibilidades, vai fazer uma grande diferença, com certeza, para o bom funcionamento da Santa Casa”, diz o prefeito Sérgio Azevedo.