Técnicas da Promoção Social participam de capacitação para entrevistadores do Cadastro Único

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese/MG), por meio da Subsecretaria de Assistência Social, realizou, na última semana, uma capacitação dos entrevistadores do Cadastro Único (CadÚnico) na Diretoria Regional de Poços de Caldas.

Com apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social, o curso foi realizado na sede da Superintendência Regional de Ensino. Pelo município, participaram a supervisora de Cadastro Único em Poços de Caldas, Jéssica Carvalho Fernandes; a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Leste I, Amanda Colares Stach de Campos; e a técnica do CRAS Centro, Tatiane Aparecida da Silva.

O curso foi ministrado por analistas da Diretoria de Gestão do CadÚnico e Programas Socioassistenciais e das Diretorias Regionais. A capacitação de entrevistadores tem por objetivo orientar os profissionais que atuam no cadastramento das famílias para o preenchimento correto e completo dos dados nos formulários do Cadastro Único, de modo a aprimorar a coleta de dados e qualificar as informações das famílias.

Foram abordados tópicos como o Cadastro Único no contexto das políticas sociais, os conceitos iniciais para realização da entrevista, os formulários de cadastramento e o registro das informações e o preenchimento de cada um dos blocos e formulários que constam no Cadastro, além de temas como o cadastramento de grupos populacionais tradicionais específicos.

“A formação foi excelente. Foi uma capacitação muito completa, pude tirar minhas dúvidas, relembrar alguns conceitos e aprender novos. Por mais que a gente esteja há muitos anos trabalhando com o Cadastro Único, é sempre bom se atualizar e deixar de fazer as coisas no automático”, destaca a coordenadora do CRAS Leste I, Amanda Colares.