A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.
A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.
Nesta semana, o autor da série indicado é Bosco Brasil, escritor e dramaturgo brasileiro. Bosco José Lopes Rebello da Fonseca Brasil nasceu em Sorocaba, em 27 de março de 1960. Ele é formado pela Escola de Comunicação e Artes da USP, sendo considerado um dos mais prestigiados dramaturgos brasileiros no teatro, cinema e televisão.
Iniciou sua carreira nos anos 80 como autor de radionovelas; Em 1994 assumiu a direção artística do Teatro da Câmara de São Paulo. Ainda nos anos 90 integrou a equipe de roteiristas do Castelo Ra-tim-bum na TV Cultura e, em 1995, criou a Caliban Editorial, lançando a coleção Teatro Brasileiro de Bolso, dedicada à dramaturgia contemporânea brasileira.
Do autor, dentro da Série Vaga-lume, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas disponibiliza para empréstimo o título Office Boy em apuros, em três unidades de acesso público.
Office Boy em apuros
Aguentar a constante perseguição de Plínio, supervisor dos office-boys do escritório, não é fácil. Mas isso é o de menos para quem, como Ed Onda, está apaixonado por Maria Paula, que ele pensa ser Maria Isabel – namorada de Plínio e paixão secreta de Eugênio, simplesmente o filho do patrão. Sem falar no pai de Ed Onda, que foi abandonado pela mulher e está desempregado! Acompanhe os passos de um office boy esperto e simpático, que está sempre se metendo em apuros.
Disponível nas unidades: Centenário (Urca), Júlio Bonazzi (Monjolinho) e Manuel Guimarães (Cohab). Confira os endereços e horários de funcionamento:
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 7h às 15h
Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços em @bibliotecaspublicasdepocos
Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.